Um sismo de magnitude 3,1 na escala de Richter foi sentido na ilha Terceira, nos Açores, inserindo-se na crise sismovulcânica em curso desde junho de 2022. O abalo foi sentido com intensidade máxima V na escala de Mercalli Modificada em várias localidades. O evento sísmico foi registado às 18h27 locais de sábado, com epicentro a cerca de quatro quilómetros a norte-nordeste de Santa Bárbara, no concelho de Angra do Heroísmo. Segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), o sismo foi sentido com intensidade máxima V em Santa Bárbara, Doze Ribeiras, Cinco Ribeiras, São Bartolomeu, Terra Chã, São Mateus, São Pedro, Posto Santo, Santa Luzia e Nossa Senhora da Conceição, no concelho de Angra do Heroísmo, e em Biscoitos, na Praia da Vitória.
Uma intensidade V é descrita pelo IPMA como "forte", sendo "sentido fora de casa", podendo acordar pessoas e fazer com que "pequenos objetos em equilíbrio instável" se desloquem ou sejam derrubados. O abalo foi ainda sentido com intensidade IV, considerada "moderada", em outras localidades como Serreta, São Bento e Feteira.
O CIVISA confirmou que o sismo se enquadra na crise sismovulcânica que afeta a ilha Terceira há mais de três anos, mantendo a região em estado de vigilância.
Em resumoO sismo de magnitude 3,1 na Terceira, amplamente sentido pela população, insere-se na prolongada crise sismovulcânica da ilha. O evento serve como um lembrete da atividade geológica contínua na região e da importância da vigilância por parte do CIVISA.