Entre as principais reivindicações das estruturas sindicais estão a falta de pessoal, os baixos salários e a ausência de revisão de carreiras. A falta de funcionários não docentes é um dos pontos críticos, podendo comprometer serviços essenciais como refeitórios, portarias e apoio administrativo, inviabilizando o funcionamento das escolas. Em resposta aos pré-avisos de greve, algumas escolas enviaram comunicações aos pais, alertando que “não pode garantir antecipadamente a abertura das escolas, estas só abrem se estiverem reunidas as condições de segurança”. As associações de pais aconselham os encarregados de educação a “verificarem se as suas crianças ou jovens têm aulas antes de os deixarem nas escolas”.
Greves de pessoal docente e não docente ameaçam funcionamento das escolas
As escolas em Portugal enfrentam a possibilidade de perturbações significativas e encerramentos devido a dois dias de greve convocados para quinta e sexta-feira. As paralisações, que abrangem pessoal não docente e docente, levaram as associações de pais e as direções de algumas escolas a alertar os encarregados de educação para a possibilidade de não haver aulas. A primeira greve, agendada para quinta-feira, dia 23, é convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Estado, das Autarquias e de Entidades com Fins Públicos e Sociais e afeta apenas o pessoal não docente. Na sexta-feira, dia 24, a paralisação alarga-se, juntando-se o pessoal docente numa greve convocada pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL) e pela Federação Nacional dos Professores (FENPROF).


Artigos
3Local
Ver mais
A Biblioteca Municipal de Ílhavo promove este sábado, 22 de novembro, às 10h30, mais uma sessão de Por Falar em Cresc(S)er. Dedicada ao tema “O Sono do Bebé”, a iniciativa será orientada por Sara Roque, psicóloga na Equipa Multidisciplinar de Apoio à Comunidade Educativa, e por Mónica Macedo, enfermeira especialista em enfermagem de saúde infantil […]

No dia 23 de novembro vai ser possível visitar a Escola de Proteção Civil de Cascais, em Birre. Neste dia a escola abre as suas portas às famílias para um momento de descoberta, aprendizagem e diversão, com o objetivo de garantir o aumento da cultura de segurança da população. As crianças e jovens dos 6 […] O conteúdo Escola de Proteção Civil abre ao público no domingo aparece primeiro em Notícias de Cascais.

O município de Arcos de Valdevez é um dos parceiros beneficiários do projeto Life Revive (2026-2030) – soluções inovadoras e integradas para mitigar as pressões hidromorfológicas e melhorar o estado das bacias hidrográficas dos rios Lima e Vouga. A reunião de apresentação decorreu em Ponte de Lima, onde o município arcuense esteve representado pela vice-presidente, […] O conteúdo Arcos de Valdevez é parceiro no projeto Life Revive aparece primeiro em Altominho.tv.

A Rua do Rone, na Chamusca, voltou a reabrir ao trânsito depois de vários meses encerrada devido aos estragos provocados pelas fortes chuvas de março, que provocaram o deslizamento de terras e os danos na estrutura da via, que obrigaram ao corte de circulação para garantir a segurança dos automobilistas. A intervenção municipal teve como […] The post Rua do Rone na Chamusca reabriu ao trânsito first appeared on Notícias do Sorraia.






