Este incidente expõe a degradação de algumas infraestruturas escolares e a urgência de intervenções de fundo para garantir a segurança da comunidade educativa.
Riscos de segurança em escola de Almada obrigam à transferência de 200 alunos
Mais de 200 alunos do 5.º e 6.º anos da Escola Básica e Secundária António Gedeão, no Laranjeiro, em Almada, foram temporariamente transferidos para outro estabelecimento de ensino devido a graves problemas de segurança. A decisão de interdição imediata de um dos blocos da escola foi tomada após uma vistoria da Unidade de Saúde Pública ter identificado riscos que poderiam “constituir ameaça à preservação da vida humana”. O alerta surgiu na noite de 22 de outubro, levando à suspensão das aulas para doze turmas. A vistoria da autoridade de saúde revelou não só problemas estruturais nos edifícios modulares, conhecidos como monoblocos, mas também a necessidade de uma intervenção de desinfestação na cozinha escolar para controlo de roedores e insetos. Perante a gravidade da situação, a Câmara Municipal de Almada determinou a interdição do Bloco A e organizou a transferência dos alunos para a Escola Básica Conceição e Silva, uma solução que se manterá por um período de três semanas. Em comunicado, a autarquia garantiu que a solução definitiva para os problemas da Escola António Gedeão já está a ser preparada. O projeto de arquitetura para a “requalificação total da escola”, que representa um investimento previsto de cerca de 15 milhões de euros, já se encontra concluído. A Câmara Municipal informou ainda que a candidatura a financiamento para a obra também está finalizada, prevendo-se o lançamento do concurso de empreitada nos próximos meses.


Artigos
2Local
Ver mais
A Biblioteca Municipal de Ílhavo promove este sábado, 22 de novembro, às 10h30, mais uma sessão de Por Falar em Cresc(S)er. Dedicada ao tema “O Sono do Bebé”, a iniciativa será orientada por Sara Roque, psicóloga na Equipa Multidisciplinar de Apoio à Comunidade Educativa, e por Mónica Macedo, enfermeira especialista em enfermagem de saúde infantil […]

No dia 23 de novembro vai ser possível visitar a Escola de Proteção Civil de Cascais, em Birre. Neste dia a escola abre as suas portas às famílias para um momento de descoberta, aprendizagem e diversão, com o objetivo de garantir o aumento da cultura de segurança da população. As crianças e jovens dos 6 […] O conteúdo Escola de Proteção Civil abre ao público no domingo aparece primeiro em Notícias de Cascais.

O município de Arcos de Valdevez é um dos parceiros beneficiários do projeto Life Revive (2026-2030) – soluções inovadoras e integradas para mitigar as pressões hidromorfológicas e melhorar o estado das bacias hidrográficas dos rios Lima e Vouga. A reunião de apresentação decorreu em Ponte de Lima, onde o município arcuense esteve representado pela vice-presidente, […] O conteúdo Arcos de Valdevez é parceiro no projeto Life Revive aparece primeiro em Altominho.tv.

A Rua do Rone, na Chamusca, voltou a reabrir ao trânsito depois de vários meses encerrada devido aos estragos provocados pelas fortes chuvas de março, que provocaram o deslizamento de terras e os danos na estrutura da via, que obrigaram ao corte de circulação para garantir a segurança dos automobilistas. A intervenção municipal teve como […] The post Rua do Rone na Chamusca reabriu ao trânsito first appeared on Notícias do Sorraia.






