A saída súbita da presidente levou a uma rápida sucessão. O conselho de administração elegeu Fernando Cunha Guedes como presidente interino para assegurar a continuidade da gestão da prestigiada instituição cultural do Porto. Na sequência do anúncio, o Ministério da Cultura, Juventude e Desporto reagiu, afirmando manter "plena confiança" na Fundação de Serralves e classificando a demissão como uma "opção pessoal, cuja justificação cabe apenas à própria". O ministério acrescentou ter tido conhecimento da decisão através da comunicação social, indicando uma aparente falta de comunicação prévia com a tutela.
Isabel Pires de Lima Renuncia à Presidência de Serralves por Falta de Confiança
A presidente do conselho de administração da Fundação de Serralves, Isabel Pires de Lima, renunciou ao cargo, alegando falta de "condições de confiança e solidariedade institucional", uma decisão que culminou na nomeação de Fernando Cunha Guedes como presidente interino. A antiga ministra da Cultura do governo de José Sócrates, que havia sido nomeada para a presidência no final do ano anterior, formalizou a sua saída com efeitos imediatos. Num comunicado, Pires de Lima justificou a sua decisão afirmando que não estavam reunidas as condições necessárias para exercer o cargo em plenitude, de modo a "evitar prolongar uma situação desconfortável para todos, mas, sobretudo, prejudicial ao saudável funcionamento da Fundação". A sua renúncia aponta para a existência de divergências internas no seio do conselho de administração, mencionando mesmo "pressões externas" àquele órgão.



Artigos
5Atualidade
Ver mais
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, afirmou hoje que serão decretados os serviços mínimos no SNS durante na greve geral de 11 de dezembro, face à adesão anunciada de médicos e enfermeiros.

José Luís Carneiro reuniu-se com o conselho de administração do Hospital Santa Maria, em Lisboa

O escritor Pedro Chagas Freitas expressou a sua indignação com a degradação do edifício do IPO de Lisboa. A situação veio à tona depois do pai de um utente, alegadamente, ter fotografado um corredor do instituto, imagem partilhada depois nas redes sociais.

Um instrutor de artes marciais detido em Loures, no distrito de Lisboa, por suspeita de dezenas de crimes de abuso...







