O jogo, disputado em Alvalade, foi marcado por grande intensidade e um golo de classe de William Gomes que selou a vitória dos dragões.

Numa partida descrita como uma das mais entusiasmantes da última década, o FC Porto impôs-se ao campeão nacional em título, solidificando a sua posição no topo da tabela classificativa com 12 pontos.

Após uma primeira parte sem golos, mas com várias oportunidades para ambas as equipas, o marcador foi inaugurado aos 61 minutos pelo avançado neerlandês Luuk de Jong, seguindo-se, apenas três minutos depois, um golo de elevada qualidade técnica do brasileiro William Gomes, que foi amplamente elogiado. O Sporting conseguiu reduzir a desvantagem aos 74 minutos, através de um autogolo do defesa portista Nehuén Pérez, mas não foi suficiente para evitar a primeira derrota no campeonato.

No final do encontro, as reações dos treinadores espelharam a intensidade vivida em campo.

Rui Borges, técnico do Sporting, lamentou a desconcentração da sua equipa, afirmando: «Quando estávamos melhor, tivemos cinco minutos que nos custaram caro».

Por sua vez, o treinador do FC Porto, Francesco Farioli, elogiou a atitude dos seus jogadores, declarando que demonstraram «muita coragem e vontade de jogar e pressionar».

O autor do golo da vitória, William Gomes, não escondeu a satisfação e enviou uma mensagem ao treinador adversário: «Vencemos em casa do campeão, o treinador deles disse que eram favoritos... mas no campo é diferente».

O evento ficou ainda marcado por incidentes nas bancadas, com a quebra de vidros durante os festejos a provocar 17 feridos ligeiros.