A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) veio agora a público garantir que os pagamentos relativos a 2024 serão efetuados no final da segunda semana de setembro.

Este incentivo foi criado com o objetivo de reter talento qualificado no país, reembolsando anualmente os jovens trabalhadores com um valor equivalente à propina paga. Para os licenciados, o montante é de 697 euros por ano, enquanto para os mestres é de 1.500 euros, sendo o pagamento efetuado durante um período igual ao número de anos do respetivo ciclo de estudos. O prazo legal para a transferência pela AT era até 30 de julho, mas o incumprimento desta data deixou muitos jovens sem o apoio esperado. A confirmação de uma nova data por parte da AT traz algum alívio, mas subsistem incertezas quanto ao futuro da medida.

Até ao momento, não foi disponibilizado um novo formulário para as candidaturas de 2025, nem foi anunciado o prazo para a sua submissão, deixando em aberto como e quando os novos beneficiários poderão aceder a este apoio.

A situação levanta questões sobre a continuidade e a gestão administrativa de uma política pública destinada a ser um pilar na valorização dos jovens no mercado de trabalho nacional.