A Universidade do Porto (U.Porto) viu-se envolvida numa polémica sobre os critérios de acesso ao curso de Medicina, levando a reitoria a corrigir publicamente o diretor da Faculdade de Medicina (FMUP) e o Ministro da Educação a declarar o assunto como “encerrado”, embora pedindo que a instituição retire consequências internas. A controvérsia surgiu após o diretor da FMUP afirmar que, em 2019, “entraram 37 estudantes, todos [com notas] abaixo de 14” valores, num concurso especial para licenciados. A reitoria da U.Porto emitiu um esclarecimento, explicando que o concurso de 2019 “decorreu em circunstâncias muito particulares” e com um novo regulamento, o que provocou dificuldades administrativas. A universidade garantiu que a homologação excecional dos resultados naquele ano não prejudicou nenhum candidato e que a situação era muito diferente da de 2025, onde a não homologação dos resultados iniciais (que admitiriam alunos com nota inferior a 14) visou precisamente evitar a desigualdade com candidatos de anos anteriores. O caso ganhou dimensão política, com o candidato presidencial Marques Mendes a afirmar que o diretor da FMUP deveria “meter mão na consciência” por ter criado “expectativas e prejudicado a vida dos estudantes”.
O Ministro da Educação, Fernando Alexandre, interveio, considerando o assunto “encerrado” para a tutela, mas sublinhou que “perante irregularidades têm de existir consequências dentro da instituição”.
O ministro revelou ter sido contactado pelo reitor, António Sousa Pereira, que se mostrou preocupado com a relação entre as instituições, mas o reitor, por sua vez, escusou-se a comentar as palavras do ministro.
Em resumoA polémica sobre os critérios de acesso a Medicina na U.Porto expôs falhas de comunicação e gestão interna, obrigando a reitoria a clarificar procedimentos passados. Embora o Ministro da Educação tenha dado o caso como encerrado a nível ministerial, a pressão mantém-se sobre a universidade para apurar responsabilidades e garantir a transparência e equidade dos seus processos de seleção.