A equipa nacional vai agora defrontar a Espanha, recordista de vitórias na competição, na luta pelo seu quarto título continental.

Num jogo emocionante disputado em Paredes, a equipa das "quinas" carimbou o passaporte para o jogo decisivo do Campeonato da Europa.

A grande figura da partida foi a avançada Marlene Sousa, que brilhou ao marcar três dos quatro golos de Portugal, sendo fundamental para superar a forte seleção italiana.

Com esta vitória, Portugal marca encontro na final com a poderosa Espanha, a seleção com mais títulos europeus na história da modalidade.

A seleção portuguesa persegue o seu quarto troféu continental, depois das conquistas em 1997, 1999 e 2001.

A qualificação para a final representa um momento de grande relevo para a modalidade em Portugal e, em particular, para o desporto feminino, demonstrando a competitividade e o talento da equipa nacional no panorama europeu. A final de sábado promete ser um desafio de elevado grau de dificuldade, mas a seleção portuguesa entra em campo com a motivação de poder quebrar um jejum de títulos que dura há mais de duas décadas e de inscrever novamente o seu nome na história do hóquei em patins feminino europeu.