Crise na Margem Sul: Encerramento de urgências de obstetrícia expõe falhas no SNS
O Serviço Nacional de Saúde enfrenta uma nova crise aguda, evidenciada pelo encerramento das urgências de obstetrícia na Península de Setúbal durante o fim de semana, expondo a forte dependência de médicos tarefeiros e forçando a Ministra da Saúde a admitir a falha do plano de contingência. Durante o fim de semana, os serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia dos hospitais Garcia de Orta (Almada), Nossa Senhora do Rosário (Barreiro) e São Bernardo (Setúbal) estiveram encerrados ou com funcionamento condicionado. A causa principal foi a indisponibilidade comunicada “à última hora” por mais de 20 médicos prestadores de serviços, que compõem a bolsa de profissionais da região. A situação obrigou ao desvio de grávidas para hospitais em Lisboa. A Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, classificou a situação como “muito preocupante” e admitiu que o plano para manter a urgência do Garcia de Orta sempre aberta, que previa a contratação de sete médicos externos, falhou, uma vez que apenas quatro foram contratados. “A falha é de quem lhe garantiu que o plano do Governo iria resultar”, afirmou, isentando os médicos tarefeiros de responsabilidade, uma vez que “não têm vínculo com o Serviço Nacional de Saúde”. Para resolver o problema estrutural, a ministra anunciou que, até ao final do ano, haverá nova legislação para “clarificar” as regras de contratação de tarefeiros e valorizar os profissionais do SNS, embora admita que se avizinham “momentos muito difíceis”. A crise gerou fortes críticas por parte de autarcas da região, como Inês de Medeiros (Almada), e da oposição, com o líder do PS, José Luís Carneiro, a acusar o Governo de ter “falhado em toda a linha”. Comissões de utentes também exigiram respostas e a reposição da normalidade dos serviços, considerando a situação uma forma de “violência institucional e obstétrica”.



Artigos
26Atualidade
Ver mais
A ministra da Saúde está a visitar as unidades locais de saúde (ULS), para avaliar a resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) às exigências do período de inverno. Ana Paula Martins pretende “conhecer detalhadamente a resposta” das ULS durante o inverno, reunir com conselhos de administração e profissionais de saúde, e discutir medidas de […]

António Adelino Prata Barbosa Domingos, com 60 anos de idade, residente em Belmonte. O corpo irá estar hoje, ao fim do dia, em câmara ardente na Capela Mortuária de Belmonte. O funeral irá realizar-se dia 18 de Novembro pelas 16:00h na Igreja Matriz de Belmonte, seguindo para o cemitério novo de Belmonte. A Beira Baixa […] O conteúdo Faleceu aparece primeiro em Beira Baixa TV.

A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre os dias 17 e 23 de Novembro, realiza, em todo o território nacional, uma operação de fiscalização rodoviária, direccionada para os veículos pesados de mercadorias e de passageiros, orientando as acções de fiscalização para as vias mais críticas à sua responsabilidade e onde se verifique um maior volume de […] O conteúdo GNR dá início a operação de fiscalização rodoviária de pesados aparece primeiro em Security Magazine.

Acidente envolveu uma moto-quatro e um carro, ao fim da tarde, na EN206. Homem foi declarado morto no local pelas equipas de emergência.







