A campanha de vacinação de outono-inverno contra a gripe e a COVID-19 começou esta terça-feira em Portugal, com a novidade da inclusão gratuita da vacina da gripe para crianças entre os seis e os 23 meses. A Direção-Geral da Saúde (DGS) tem como objetivo vacinar cerca de quatro milhões de pessoas até ao Natal, sendo 2,5 milhões contra a gripe e 1,5 milhões com a dose de reforço contra a COVID-19. A campanha decorre até 30 de abril de 2026 em centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e em farmácias comunitárias.
A grande novidade deste ano é a recomendação e gratuitidade da vacina da gripe para bebés e crianças entre os seis e os 23 meses.
O subdiretor-geral da Saúde, André Peralta Santos, justificou a medida com dados que mostram que esta faixa etária apresenta taxas de hospitalização e internamento em cuidados intensivos comparáveis às dos idosos.
A DGS pretende vacinar entre 10 a 15 mil crianças neste grupo etário para prevenir doença grave.
A vacinação continua a ser recomendada para os grupos prioritários, como pessoas com mais de 60 anos, doentes crónicos e profissionais de saúde. As autoridades de saúde apelam à adesão da população para mitigar o impacto das doenças respiratórias nos meses mais frios e evitar a sobrecarga dos serviços de saúde.
Em resumoA campanha de vacinação de outono-inverno já está em curso, visando proteger a população contra a gripe e a COVID-19. A principal novidade é a vacinação gratuita contra a gripe para bebés, numa tentativa de reduzir os internamentos nos grupos mais vulneráveis.