As previsões apontam para um fim de semana marcado por chuva, por vezes forte, vento e agitação marítima significativa, com as autoridades a apelar à máxima precaução.

Todos os distritos do continente foram colocados sob aviso amarelo devido à precipitação, que poderá ser acompanhada de trovoada, especialmente no litoral oeste.

Adicionalmente, foi emitido um aviso laranja para a agitação marítima em cinco distritos costeiros: Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, onde as ondas podem atingir alturas de até 12 metros.

As rajadas de vento também são motivo de preocupação, podendo chegar aos 80 km/h. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alertou para os riscos associados, incluindo a possibilidade de cheias rápidas, inundações em zonas urbanas e quedas de árvores. Foi recomendado à população que adote um comportamento preventivo, como a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas, a fixação de estruturas soltas e evitar a circulação e permanência junto à orla costeira e em zonas ribeirinhas.

Apesar do mau tempo previsto para o fim de semana, o IPMA indicou que o cenário deverá mudar no início da semana seguinte, com uma subida das temperaturas, que poderão ultrapassar os 30 graus.