Analistas internacionais expressam ceticismo sobre a capacidade do Hamas para alcançar um consenso interno. Hugo Costeira, especialista em Segurança, afirmou: "Custa-me acreditar que o Hamas tenha condições reais para chegar ao consenso seja do que for". A administração norte-americana, por sua vez, mantém a pressão, classificando a iniciativa da "Flotilha para Gaza" como uma "provocação desnecessária" e afirmando que o foco está em "concretizar o plano do Presidente Trump para pôr fim à guerra". O major-general Jorge Saramago defende que "a política tem de ir aprofundando o caminho que Donald Trump apresenta para o Médio Oriente", enquanto outros especialistas, como Marcos Farias Ferreira, lembram a dualidade do Hamas, que "não é só uma organização terrorista - também é um grupo de resistência que surgiu depois de uma ocupação ilegal". O impasse mantém-se, com a comunidade internacional a aguardar uma posição oficial do Hamas que poderá determinar o rumo do conflito nos próximos tempos.
Plano de paz de Trump para Gaza no centro das atenções enquanto Hamas adia resposta
O plano de paz para Gaza proposto pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, continua a dominar a agenda internacional, mas a resposta do Hamas tarda em chegar, aumentando a tensão na região. O líder da ala militar do Hamas em Gaza, Izz al-Din al-Haddad, já terá indicado aos mediadores que não concorda com o plano, por acreditar que foi "elaborado para acabar com o Hamas". Esta oposição interna no seio do Hamas complica os esforços diplomáticos, que contam com o apoio de vários países árabes e até da Turquia.



Artigos
11
Teresa Almodôvar | Diretora do Serviço de Pneumologia do IPO de Lisboa A incidência do cancro do pulmão tem vindo a aumentar rapidamente nos últimos 100 anos, sendo atualmente uma das doenças oncológicas mais...

O trânsito no Itinerário Principal (IP) 3 ficará cortado a partir de terça-feira entre os nós de Treixedo (Santa Comba Dão) e de Tondela Sul, devido a obras de requalificação, informou hoje a Infraestruturas de Portugal (IP). Em comunicado, a IP explicou que o corte de tráfego será por um período estimado de quatro dias, […] The post IP3 cortado entre Treixedo e Tondela Sul a partir de terça-feira first appeared on Jornal do Centro.

A parte de trás de um prédio desabou na noite deste sábado, 6 de dezembro, e provocou 14 desalojados. O...

No culminar da semana em que se assinalou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, é convidada da Renascença e da Agência Ecclesia, Elisabete Dias, educadora social do Centro João Paulo II que faz parte do “Grupo da Diferença”, associação que congrega instituições fatimenses e ourienses dedicadas às pessoas com deficiência.







