O incidente expôs a grande dependência global de uma única infraestrutura digital e levantou questões sobre a resiliência da internet.
O apagão começou nos Estados Unidos, com a AWS a confirmar “taxas elevadas de erro” num dos seus centros de dados no norte do estado da Virgínia.
O problema teve um “efeito em dominó”, afetando serviços populares como Snapchat, Roblox, Signal e Duolingo, bem como empresas de telecomunicações e até o banco britânico Lloyds. Em Portugal, várias empresas de telecomunicações registaram dificuldades de acesso.
A Amazon informou que a maioria dos seus serviços já tinha recuperado e que estava a trabalhar para corrigir totalmente o incidente.
A Comissão Europeia admitiu ter recorrido a “métodos tradicionais” como o email para comunicar devido aos problemas técnicos e que iria avaliar “medidas adicionais” para as suas redes de comunicação.
Especialistas, como Rui Duro da Check Point Software, consideram que o episódio mostra como o mundo digital não tem fronteiras e que a resiliência deve começar a nível local.
O incidente reforça o debate sobre os riscos associados à concentração de serviços de 'cloud' em poucas grandes empresas, como a Amazon, a Google e a Microsoft.














