A situação levou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a elevar o estado de prontidão em várias regiões.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Viseu, Aveiro e Coimbra sob aviso vermelho, o mais grave, entre as 06:00 e as 12:00 de sexta-feira, devido a "precipitação persistente e por vezes forte".

Outros distritos, incluindo Bragança, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria e Braga, estarão sob aviso laranja.

A ANEPC alertou para o risco de cheias rápidas em zonas urbanas, inundações e possíveis deslizamentos de terras, determinando a elevação do estado de prontidão para o nível 3 (o mais elevado) para o território desde o Alto Minho até à Península de Setúbal. O período de maior perigo está previsto para a madrugada de sexta-feira, entre as 03:00 e as 07:00.

Além da chuva, está também prevista uma descida significativa das temperaturas, que poderão situar-se entre os 10 e 15 graus nas regiões Norte e Centro.

A PSP alertou os condutores para o aumento do risco de acidentes rodoviários e aconselhou a adoção de uma condução defensiva, apelando à população para que tome medidas de precaução.