A TAP e a SATA estão entre as transportadoras afetadas, mas garantem que o impacto nas suas operações tem sido reduzido e sem cancelamentos.

A Airbus emitiu um alerta para a recolha imediata das aeronaves para uma atualização de software, e em alguns casos de hardware, devido a problemas causados pela exposição à radiação solar.

A TAP, que possui 58 aviões destes modelos, confirmou que está a proceder às atualizações necessárias, afirmando que a situação tem um "impacto reduzido na operação e sem cancelamentos".

A SATA, com nove aeronaves Airbus, também não prevê cancelamentos ou atrasos significativos.

A nível internacional, companhias como a Air France foram forçadas a cancelar dezenas de voos.

A situação tornou-se ainda mais notória quando se soube que o avião ao serviço do Papa Leão XIV, um A320, também foi afetado, obrigando ao envio de um técnico a Istambul para instalar um componente antes da sua viagem para o Líbano.

A atualização de software demora algumas horas, mas a substituição de hardware, necessária em cerca de mil aeronaves, pode demorar semanas.