A Legião 'Portuguesa' de Moçambique: Seis Atletas Rumo ao CAN 2025



O selecionador moçambicano de futebol, Chiquinho Conde, divulgou na sexta-feira a lista final de 25 jogadores que irão representar os 'Mambas' na 35.ª edição da Taça das Nações Africanas (CAN), agendada para decorrer em Marrocos. A convocatória evidencia uma forte presença de atletas que competem em campeonatos estrangeiros, com particular destaque para seis futebolistas que alinham em clubes portugueses. Os jogadores que atuam em Portugal e que foram chamados para a competição são Geny Catamo (Sporting), Keyns Abdala (Desportivo de Chaves), o guarda-redes Kimiss Zavala (Marítimo), Diogo Calila (Santa Clara), Witi (Nacional) e Chamito (Académico de Viseu). Para além destes, a lista inclui outros nomes proeminentes que atuam na Europa, como o defesa Reinildo Mandava, do Sunderland de Inglaterra.
A convocatória completa abrange atletas de diversas ligas, incluindo Chipre, Iraque, Turquia, Azerbaijão, África do Sul, Escócia, Líbia, Itália, Alemanha e Líbano, além dos que jogam no campeonato moçambicano.
A CAN 2025 terá lugar entre 21 de dezembro e 18 de janeiro de 2026. A seleção de Moçambique está inserida no Grupo F, onde enfrentará adversários de peso como os Camarões, o Gabão e a Costa do Marfim, esta última detentora do troféu. O jogo de estreia dos 'Mambas' está marcado para 24 de dezembro, precisamente contra a seleção costa-marfinense.
















