Preços dos Combustíveis em Queda, mas Carga Fiscal Limita Alívio para Consumidores



A próxima semana trará uma nova redução no preço dos combustíveis em Portugal.
De acordo com fontes do setor e previsões do Automóvel Club de Portugal (ACP), a descida deverá ser de aproximadamente dois cêntimos por litro no gasóleo simples e de meio cêntimo na gasolina 95 simples. Caso se confirmem estas estimativas, será a segunda semana consecutiva de descida para o gasóleo e a terceira para a gasolina. Com base nos valores médios divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço do gasóleo simples deverá fixar-se nos 1,584 euros por litro, enquanto a gasolina 95 simples deverá descer para 1,659 euros por litro.
Os postos de marca própria, associados a hipermercados, deverão acompanhar esta tendência.
No entanto, os preços finais ao consumidor poderão sofrer ajustamentos, uma vez que dependem do fecho das cotações do Brent, da evolução do câmbio e da margem aplicada por cada gasolineira.
Esta redução poderia ter sido mais acentuada se o Governo não tivesse atualizado a carga fiscal.
Face à expectativa de uma descida maior nos mercados internacionais, o Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) foi revisto.
Desde 1 de dezembro, o ISP subiu para 49,7 cêntimos na gasolina e 36,16 cêntimos no gasóleo. Somando a taxa de carbono e o IVA a 23%, a carga fiscal totaliza agora 65 cêntimos por litro na gasolina e 52,83 cêntimos no gasóleo.
Na Região Autónoma da Madeira, a descida será mais significativa a partir de segunda-feira, 8 de dezembro.
O gasóleo rodoviário ficará 4,7 cêntimos mais barato, passando a custar 1,476 euros por litro. A gasolina super sem chumbo IO 95 terá uma redução de 2,7 cêntimos, fixando-se em 1,581 euros por litro.




