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Proposta de Central Única para Unificar Respostas de Emergência e Saúde

Uma Comissão Técnica Independente para a refundação do INEM propôs a criação de uma Central Única de Socorro, que visa integrar o atendimento de várias linhas de emergência e saúde para agilizar a resposta aos cidadãos.
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A Comissão Técnica Independente (CTI), encarregue da refundação do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), apresentou uma proposta para a criação de uma Central Única de Socorro. A medida, revelada pelo jornal Público, visa unificar o atendimento de chamadas de emergência e de saúde num único centro. A proposta sugere a fusão do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e da Linha SNS 24. Desta forma, as chamadas de socorro, incluindo as efetuadas para o número 112 e para a linha de saúde, passariam a ser geridas pela mesma central de atendimento.

O principal objetivo desta reestruturação é tornar a resposta aos pedidos de ajuda mais rápida e imediata, otimizando a coordenação entre os diferentes serviços.

Além da criação da central única, a comissão propõe também a abertura do serviço de transporte não emergente de doentes ao setor privado. Esta segunda medida faz parte do conjunto de recomendações apresentadas pela CTI para reformular o sistema de emergência médica em Portugal.

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