menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Crise nas Urgências de Lisboa: Tempos de Espera para Doentes Urgentes Atingem 13 Horas

Os serviços de urgência de vários hospitais na região de Lisboa registaram tempos de espera de várias horas para doentes classificados como urgentes, excedendo em muito os prazos recomendados pelo sistema de triagem do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
left
right
News ImageNews ImageNews Image

De acordo com dados do portal do SNS consultados pela agência Lusa, os tempos de espera para doentes urgentes (pulseira amarela) atingiram níveis críticos em diversas unidades hospitalares da região de Lisboa. O caso mais grave foi registado no Hospital Amadora-Sintra, onde, cerca das 09h00, 15 doentes urgentes enfrentavam uma espera de até 13 horas e quatro minutos para a primeira observação médica. Na mesma unidade, quatro doentes classificados como muito urgentes (pulseira laranja) aguardavam 28 minutos.

A situação estendia-se a outros hospitais da capital e arredores.

No Hospital de Santa Maria, em Lisboa, 12 doentes com pulseira amarela esperavam sete horas e 12 minutos. No Hospital de São José, o tempo de espera para seis doentes na urgência geral era de duas horas e 19 minutos. Já no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, 10 doentes urgentes aguardavam aproximadamente quatro horas e quinze minutos.

Outra notícia refere que no sábado anterior, os hospitais Amadora-Sintra e de Loures viveram um dia complicado, com esperas de quase 11 horas para utentes com pulseira amarela. Estes tempos contrastam significativamente com os recomendados pelo sistema de triagem do SNS.

As situações muito urgentes (laranja) deveriam ser atendidas em 10 minutos, os casos urgentes (amarela) em 60 minutos e os pouco urgentes (verde) em 120 minutos.

As autoridades de saúde apelam aos utentes para que, antes de se dirigirem às urgências hospitalares, contactem a linha SNS24 (808242424) para aconselhamento e para evitar deslocações desnecessárias. O portal do SNS esclarece que o cálculo do tempo médio de espera se baseia na média do tempo decorrido desde que o utente entrou na fase em que se encontra.

Artigos

16
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones