menulogo
Notícias Agora
user
Atualidade Segunda-feira, Agosto 11

Doze distritos sob aviso laranja por causa do calor

As temperaturas elevadas levaram o Instituto Português do Mar e da Atmosfera a colocar a maioria dos distritos de Portugal continental sob aviso, aumentando também o risco de incêndio rural em todo o território.
News ImageNews ImageNews Image

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos meteorológicos para todos os 18 distritos de Portugal continental devido à previsão de tempo quente. Doze distritos foram colocados sob aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de três, válido de domingo até às 18h00 de terça-feira, devido à "persistência de valores muito elevados da temperatura máxima". Os distritos de Bragança e Vila Real estiveram sob aviso vermelho, o mais grave, até às 18h00 de domingo, passando depois para o aviso laranja. Juntam-se a Viseu, Évora, Guarda, Beja, Castelo Branco e Portalegre, que se encontravam sob aviso laranja desde a manhã de domingo. A partir de segunda-feira, o aviso laranja foi estendido aos distritos de Faro, Setúbal, Santarém e Lisboa.

Os restantes seis distritos — Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga — estão sob aviso amarelo, o menos grave, também até terça-feira.

Os avisos do IPMA são emitidos para situações de risco meteorológico, classificadas como de risco elevado (vermelho), moderado (laranja) ou reduzido (amarelo). Para além das altas temperaturas, o IPMA alertou para o elevado perigo de incêndio rural.

A maioria dos concelhos do interior Norte e Centro, bem como da região do Algarve, encontram-se em perigo "máximo" ou "muito elevado" pelo menos até 18 de agosto. O restante território continental está sob perigo "elevado" ou "moderado".

Consequentemente, Portugal continental está em situação de alerta desde 3 de agosto, tendo o Governo decidido renovar esta medida até à próxima quarta-feira, dia 13 de agosto. A decisão baseou-se na previsão de continuação das temperaturas elevadas e na diminuição do número de ignições resultante das proibições em vigor.

Artigos

13

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa
Close