
Doze distritos sob aviso laranja por causa do calor



O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos meteorológicos para todos os 18 distritos de Portugal continental devido à previsão de tempo quente. Doze distritos foram colocados sob aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de três, válido de domingo até às 18h00 de terça-feira, devido à "persistência de valores muito elevados da temperatura máxima". Os distritos de Bragança e Vila Real estiveram sob aviso vermelho, o mais grave, até às 18h00 de domingo, passando depois para o aviso laranja. Juntam-se a Viseu, Évora, Guarda, Beja, Castelo Branco e Portalegre, que se encontravam sob aviso laranja desde a manhã de domingo. A partir de segunda-feira, o aviso laranja foi estendido aos distritos de Faro, Setúbal, Santarém e Lisboa.
Os restantes seis distritos — Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga — estão sob aviso amarelo, o menos grave, também até terça-feira.
Os avisos do IPMA são emitidos para situações de risco meteorológico, classificadas como de risco elevado (vermelho), moderado (laranja) ou reduzido (amarelo). Para além das altas temperaturas, o IPMA alertou para o elevado perigo de incêndio rural.
A maioria dos concelhos do interior Norte e Centro, bem como da região do Algarve, encontram-se em perigo "máximo" ou "muito elevado" pelo menos até 18 de agosto. O restante território continental está sob perigo "elevado" ou "moderado".
Consequentemente, Portugal continental está em situação de alerta desde 3 de agosto, tendo o Governo decidido renovar esta medida até à próxima quarta-feira, dia 13 de agosto. A decisão baseou-se na previsão de continuação das temperaturas elevadas e na diminuição do número de ignições resultante das proibições em vigor.
Artigos
13












Atualidade
Ver mais
Ex-professor abusou de crianças durante 27 anos na Escócia
John Young, atualmente com 91 anos, abusou dos menores enquanto trabalhava como professor de Educação Física, na Academia de Edimburgo, na Escócia, entre 1966 e 1993.

Depois de Alvite, foi registado outro redemoinho de fogo na Covilhã. Veja
Este fenómeno, também conhecido como turbilhão de fogo, foi captado no incêndio da Covilhã, na tarde desta segunda-feira, mais especificamente perto da aldeia do Casal de Santa Teresinha. Veja o vídeo e entenda do que se trata.

Restos mortais de meteorologista britânico desaparecido na Antártida há 66 anos finalmente encontrados
Dennis Bell perdeu a vida em 1959, ao cair numa fenda de glaciar na ilha Rei George. Degelo provocado pelo recuo do gelo revelou os seus restos mortais, agora devolvidos à família

Colisão na entrada da Ponte Edgar Cardoso
Há a registar na noite desta segunda-feira, 11 de agosto, um acidente entre dois veículos de mercadorias na entrada da...