Greta Thunberg a Caminho de Portugal: A Visita Surpresa que Desperta Curiosidade e Especulação



A ativista sueca Greta Thunberg foi vista esta terça-feira, 11 de novembro, a bordo de um comboio da Renfe na Galiza, Espanha. A viagem, que decorria entre Santiago de Compostela e Vigo, foi confirmada como tendo Portugal como destino final, segundo a agência de notícias espanhola Efe.
Thunberg viajava na companhia de outro jovem estrangeiro.
A notícia da sua presença espalhou-se após um passageiro ter partilhado uma fotografia na rede social X.
A publicação gerou de imediato várias teorias sobre o propósito da sua viagem. De acordo com a imprensa espanhola, a especulação incluía a sua possível participação num fórum climático ou até um plano para boicotar a iluminação de Natal da cidade de Vigo.
Contudo, o verdadeiro motivo da sua deslocação a território português não foi revelado, e a ativista não especificou se planeia integrar algum protesto.
Esta não é a primeira vez que Thunberg visita Portugal.
Em dezembro de 2019, a ativista chegou a Lisboa num catamarã, após atravessar o Atlântico, para depois participar na Cimeira do Clima (COP25) em Madrid. Na altura, foi recebida por dezenas de ativistas e pelo então presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.
Greta Thunberg tornou-se uma figura mundial em 2018, aos 15 anos, quando iniciou uma greve escolar solitária em frente ao parlamento sueco para exigir ações contra as alterações climáticas, inspirando o movimento global "Fridays for Future".
Para além do seu ativismo climático, Thunberg tem manifestado publicamente o seu apoio à causa palestiniana.
Recentemente, um dos artigos menciona que fez parte da "Flotilha Global Sumud", uma iniciativa humanitária com destino a Gaza, na qual também participaram cidadãos portugueses.











