menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Pediatria em Portugal: Entre a Reestruturação de Urgências e a Humanização dos Cuidados

Os cuidados pediátricos em Portugal são palco de realidades distintas, que vão desde a reorganização dos serviços de urgência no norte do país à expansão de iniciativas de voluntariado que visam humanizar os internamentos na Grande Lisboa.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

O Serviço de Urgência Pediátrica do Hospital de Barcelos alterou o seu modelo de funcionamento noturno, passando a atender exclusivamente utentes referenciados. De acordo com a Unidade Local de Saúde (ULS) de Barcelos/Esposende, desde o início da semana que, entre as 22h00 e as 08h00, o acesso ao serviço só é possível para crianças e adolescentes cuja situação seja validada previamente pelo INEM/CODU, através de uma chamada para o 112. A medida, alinhada com as orientações nacionais para a reorganização da urgência pediátrica, visa garantir um encaminhamento “adequado, seguro e de acordo com a prioridade clínica”, concentrando os recursos humanos, que são escassos, nos casos de maior gravidade.

Em 2024, este serviço registou 13.141 atendimentos, servindo uma população de aproximadamente 20 mil utentes pediátricos nos concelhos de Barcelos e Esposende. Em contraste com a reestruturação de serviços, na Grande Lisboa destaca-se uma iniciativa de humanização dos cuidados pediátricos.

A associação Nuvem Vitória, que desde 2016 se dedica a contar histórias de embalar a crianças e adolescentes hospitalizados, expandiu a sua atividade a mais dois hospitais: o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, e o Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca (Amadora-Sintra).

Esta expansão foi possível graças a um financiamento da Fundação “la Caixa” BPI, que permitiu formar 140 novos voluntários.

Com esta nova fase, a associação estima alcançar mais de 10 mil crianças por ano.

O diretor de Pediatria do Hospital Beatriz Ângelo, David Lito, considerou a iniciativa um “valor incalculável”, sublinhando que as histórias e a ternura dos voluntários são um “verdadeiro gesto de cuidado e humanização”. Desde a sua fundação, a Nuvem Vitória já contou 121 mil histórias a 83 mil crianças, através de mais de 1300 voluntários em 12 pediatrias nacionais.

Artigos

7
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones