menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Investigação ao Assalto do Louvre: Detenções Revelam Falhas de Segurança e um Rasto de ADN

A investigação ao assalto milionário ao Museu do Louvre avança com a acusação formal de mais dois suspeitos, elevando para três o número de arguidos em prisão preventiva, enquanto as autoridades continuam a procurar as joias desaparecidas.
News ImageNews ImageNews Image

A investigação ao roubo de joias no Museu do Louvre, em Paris, a 19 de outubro, resultou na acusação formal de mais duas pessoas este sábado. De um grupo de cinco suspeitos detidos na quarta-feira, um homem de 37 anos e uma mulher de 38 foram indiciados e colocados em prisão preventiva. O homem, já conhecido das autoridades por furto, enfrenta acusações de roubo organizado e conspiração criminosa. A mulher foi acusada de cumplicidade em roubo agravado e conspiração.

Ambos negaram o seu envolvimento no assalto, cujo valor estimado é de 88 milhões de euros.

As outras três pessoas detidas na mesma operação foram libertadas.

Estas acusações somam-se às de dois outros homens, de 34 e 39 anos, detidos na semana anterior e que também se encontram em prisão preventiva.

As autoridades acreditam que esta dupla fez parte do grupo que entrou na Galeria Apollo do museu.

A sua identificação foi possível graças a vestígios de ADN encontrados numa vitrina e numa scooter usada na fuga.

Um deles, um cidadão argelino, foi detido no Aeroporto Charles de Gaulle quando tentava embarcar para a Argélia.

No total, foram detidas sete pessoas, das quais três estão agora formalmente acusadas.

Segundo a procuradora de Paris, Laure Beccuau, as detenções mais recentes basearam-se em "outros elementos do processo", como provas de ADN, imagens de videovigilância e registos telefónicos, e não em declarações dos primeiros detidos, que se mostraram pouco colaborativos. As oito joias da coroa francesa roubadas continuam desaparecidas e estão a ser procuradas pelo Escritório Central de Combate ao Tráfico de Bens Culturais (OCBC) em "mercados paralelos", onde se acredita que possam ser usadas para lavagem de dinheiro ou tráfico.

Durante o assalto, uma nona peça, a coroa de uma imperatriz, foi deixada para trás pelos ladrões.

O caso expôs também graves falhas de segurança no museu. O chefe da Polícia de Paris, Patrice Faure, revelou que os sistemas de segurança estão antiquados, com partes da rede de videovigilância ainda a funcionar em formato analógico, o que resulta em imagens de menor qualidade. Um projeto de modernização, avaliado em quase 80 milhões de euros, só deverá estar concluído entre 2029 e 2030.

Além disso, a autorização do museu para operar as câmaras de segurança tinha expirado em julho. O primeiro alerta às autoridades não partiu dos alarmes do museu, mas sim de um ciclista que viu os assaltantes no exterior, evidenciando atrasos na comunicação entre a segurança do museu e a polícia.

Artigos

9

Cultura e Entretenimento

Ver mais
News Image
Exposição sobre a Torre dos Clérigos inaugura no El Corte Inglés de Gaia

O El Corte Inglés de Gaia inaugura no dia 5 de novembro, às 18h30, a exposição “A Torre dos Clérigos. Nos 300 anos da chegada de Nasoni a Portugal”. A mostra, da autoria do fotógrafo Sérgio Jacques, assinala os 300 anos da chegada do arquiteto Nicolau Nasoni a Portugal. A inauguração inclui uma conferência com […] The post Exposição sobre a Torre dos Clérigos inaugura no El Corte Inglés de Gaia first appeared on Terras de Gaia.

Source LogoTerras de Gaia
News Image
“Ele é um dos maiores do nosso país, é a nossa Madonna”: a grande festa rock and roll de Miguel Araújo na Meo Arena

Vinte anos de carreira mereceram vinte mil pessoas na Meo Arena, para vinte e cinco canções de um currículo que fala por si. Na maior sala do país, Miguel Araújo celebrou não só com o público que o acompanha desde há muito, como também com os seus familiares e amigos de longa data, como João Só, António Zambujo ou Rui Veloso. A consagração fez-se com rock and roll

Source LogoExpresso
News Image
Oficina Tatabitato volta ao Teatro Viriato a 8 de novembro

Ana Bento e Bruno Pinto, da Gira Sol Azul, regressam com “Tatabitato”, uma oficina destinada às famílias, onde os músicos propõem a música como veículo de expressão, descoberta e construção de felicidade para a vida. Dirigida a um público dos 6 meses aos 5 anos, cada sessão é desenhada em relação com a programação do […] The post Oficina Tatabitato volta ao Teatro Viriato a 8 de novembro first appeared on Portal de Comunicação da Região de Viseu.

Source LogoViseu Now
categoryVer categoria completa