Investigação ao Assalto do Louvre: Detenções Revelam Falhas de Segurança e um Rasto de ADN



A investigação ao roubo de joias no Museu do Louvre, em Paris, a 19 de outubro, resultou na acusação formal de mais duas pessoas este sábado. De um grupo de cinco suspeitos detidos na quarta-feira, um homem de 37 anos e uma mulher de 38 foram indiciados e colocados em prisão preventiva. O homem, já conhecido das autoridades por furto, enfrenta acusações de roubo organizado e conspiração criminosa. A mulher foi acusada de cumplicidade em roubo agravado e conspiração.
Ambos negaram o seu envolvimento no assalto, cujo valor estimado é de 88 milhões de euros.
As outras três pessoas detidas na mesma operação foram libertadas.
Estas acusações somam-se às de dois outros homens, de 34 e 39 anos, detidos na semana anterior e que também se encontram em prisão preventiva.
As autoridades acreditam que esta dupla fez parte do grupo que entrou na Galeria Apollo do museu.
A sua identificação foi possível graças a vestígios de ADN encontrados numa vitrina e numa scooter usada na fuga.
Um deles, um cidadão argelino, foi detido no Aeroporto Charles de Gaulle quando tentava embarcar para a Argélia.
No total, foram detidas sete pessoas, das quais três estão agora formalmente acusadas.
Segundo a procuradora de Paris, Laure Beccuau, as detenções mais recentes basearam-se em "outros elementos do processo", como provas de ADN, imagens de videovigilância e registos telefónicos, e não em declarações dos primeiros detidos, que se mostraram pouco colaborativos. As oito joias da coroa francesa roubadas continuam desaparecidas e estão a ser procuradas pelo Escritório Central de Combate ao Tráfico de Bens Culturais (OCBC) em "mercados paralelos", onde se acredita que possam ser usadas para lavagem de dinheiro ou tráfico.
Durante o assalto, uma nona peça, a coroa de uma imperatriz, foi deixada para trás pelos ladrões.
O caso expôs também graves falhas de segurança no museu. O chefe da Polícia de Paris, Patrice Faure, revelou que os sistemas de segurança estão antiquados, com partes da rede de videovigilância ainda a funcionar em formato analógico, o que resulta em imagens de menor qualidade. Um projeto de modernização, avaliado em quase 80 milhões de euros, só deverá estar concluído entre 2029 e 2030.
Além disso, a autorização do museu para operar as câmaras de segurança tinha expirado em julho. O primeiro alerta às autoridades não partiu dos alarmes do museu, mas sim de um ciclista que viu os assaltantes no exterior, evidenciando atrasos na comunicação entre a segurança do museu e a polícia.
Artigos
9Cultura e Entretenimento
Ver mais
O El Corte Inglés de Gaia inaugura no dia 5 de novembro, às 18h30, a exposição “A Torre dos Clérigos. Nos 300 anos da chegada de Nasoni a Portugal”. A mostra, da autoria do fotógrafo Sérgio Jacques, assinala os 300 anos da chegada do arquiteto Nicolau Nasoni a Portugal. A inauguração inclui uma conferência com […] The post Exposição sobre a Torre dos Clérigos inaugura no El Corte Inglés de Gaia first appeared on Terras de Gaia.

O Teatro do Vestido pousa uma lente sobre o Processo Revolucionário Em Curso (PREC), período que se seguiu ao 25 de Abril de 1974, para refletir sobre “um certo sentimento de orfandade” nas gerações que nasceram depois

Vinte anos de carreira mereceram vinte mil pessoas na Meo Arena, para vinte e cinco canções de um currículo que fala por si. Na maior sala do país, Miguel Araújo celebrou não só com o público que o acompanha desde há muito, como também com os seus familiares e amigos de longa data, como João Só, António Zambujo ou Rui Veloso. A consagração fez-se com rock and roll

Ana Bento e Bruno Pinto, da Gira Sol Azul, regressam com “Tatabitato”, uma oficina destinada às famílias, onde os músicos propõem a música como veículo de expressão, descoberta e construção de felicidade para a vida. Dirigida a um público dos 6 meses aos 5 anos, cada sessão é desenhada em relação com a programação do […] The post Oficina Tatabitato volta ao Teatro Viriato a 8 de novembro first appeared on Portal de Comunicação da Região de Viseu.






