menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Fracasso Coletivo: Mundo Assiste a Aumento de 70% no Número de Desaparecidos

O número de pessoas desaparecidas em todo o mundo aumentou 70% nos últimos cinco anos, um dado alarmante divulgado pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) que reflete um "fracasso coletivo" na proteção de civis em cenários de crise.
News ImageNews ImageNews Image

O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) revelou que os seus registos indicam um aumento de 70% no número de pessoas desaparecidas a nível global desde 2019. O anúncio foi feito por Pierre Krähenbühl, diretor-geral do CICV, durante a inauguração da quarta Conferência Internacional para Familiares de Pessoas Desaparecidas. Krähenbühl classificou este aumento como um "triste lembrete do fracasso coletivo" na proteção de indivíduos durante guerras e crises humanitárias.

Segundo a organização, este crescimento drástico deve-se a três fatores principais: o número crescente de conflitos armados, a migração de pessoas por rotas cada vez mais perigosas e o crescente desrespeito pelas leis da guerra e pelo Direito Internacional Humanitário. A conferência, que decorre durante três dias, reuniu virtualmente membros de 900 famílias afetadas, provenientes de mais de 50 países, sublinhando a dimensão global da tragédia.

Na sua intervenção, Pierre Krähenbühl defendeu que a principal solução é a prevenção, que passa pelo respeito pelos civis e pela proteção dos detidos por parte dos Estados e outros atores envolvidos nos conflitos.

Contudo, quando a prevenção falha, é imperativo que os Estados forneçam toda a informação disponível às famílias, cooperem para trocar dados e envidem todos os esforços para localizar os desaparecidos.

O diretor-geral reforçou ainda o papel do CICV em instar as autoridades a agir, através do diálogo bilateral e de compromissos diplomáticos. A cerimónia de abertura incluiu testemunhos de refugiados sírios e sudaneses, bem como de familiares de desaparecidos da crise pós-eleitoral de 2011 na Costa do Marfim.

A primeira edição desta conferência realizou-se em 2019, em Sarajevo, capital da Bósnia.

Artigos

5
categoryVer categoria completa
Audio NewsNotícias em áudio
ExploreExplorar FollowingA seguir BriefingsBriefings
AudioAudio
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones