Fracasso Coletivo: Mundo Assiste a Aumento de 70% no Número de Desaparecidos



O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) revelou que os seus registos indicam um aumento de 70% no número de pessoas desaparecidas a nível global desde 2019. O anúncio foi feito por Pierre Krähenbühl, diretor-geral do CICV, durante a inauguração da quarta Conferência Internacional para Familiares de Pessoas Desaparecidas. Krähenbühl classificou este aumento como um "triste lembrete do fracasso coletivo" na proteção de indivíduos durante guerras e crises humanitárias.
Segundo a organização, este crescimento drástico deve-se a três fatores principais: o número crescente de conflitos armados, a migração de pessoas por rotas cada vez mais perigosas e o crescente desrespeito pelas leis da guerra e pelo Direito Internacional Humanitário. A conferência, que decorre durante três dias, reuniu virtualmente membros de 900 famílias afetadas, provenientes de mais de 50 países, sublinhando a dimensão global da tragédia.
Na sua intervenção, Pierre Krähenbühl defendeu que a principal solução é a prevenção, que passa pelo respeito pelos civis e pela proteção dos detidos por parte dos Estados e outros atores envolvidos nos conflitos.
Contudo, quando a prevenção falha, é imperativo que os Estados forneçam toda a informação disponível às famílias, cooperem para trocar dados e envidem todos os esforços para localizar os desaparecidos.
O diretor-geral reforçou ainda o papel do CICV em instar as autoridades a agir, através do diálogo bilateral e de compromissos diplomáticos. A cerimónia de abertura incluiu testemunhos de refugiados sírios e sudaneses, bem como de familiares de desaparecidos da crise pós-eleitoral de 2011 na Costa do Marfim.
A primeira edição desta conferência realizou-se em 2019, em Sarajevo, capital da Bósnia.
Artigos
5Mundo
Ver mais
Os jovens ativistas reunidos na COP de mais de 80 países reivindicam espaço nas decisões sobre o futuro do planeta e prometem "gritar bem alto" até que sejam escutados, disse hoje à Lusa a Jovem Campeã do Clima da Presidência da COP30.

O presidente dos Estados Unidos relembrou hoje os "membros das forças armadas americanas que fizeram o sacrifício supremo e deram a sua vida pelos Estados Unidos", numa cerimónia do Dia dos Veteranos realizada no Cemitério Nacional de Arlington.

O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia, Oleksandr Syrskyi, informou hoje que as forças russas capturaram três povoações no distrito de Zaporijia (leste), apesar de "perdas consideráveis" sofridas pelo invasor.








