Futebol Angolano em Destaque: Da Convocatória para a CAN à Luta pelo Título no Girabola



O selecionador de Angola, Patrice Beaumelle, divulgou a lista de 28 convocados para o Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2025, que se realizará em Marrocos.
A convocatória destaca-se pela inclusão de três jogadores que atuam na I Liga portuguesa: Jonathan Buatu, defesa central do Gil Vicente, Pedro Bondo, defesa do Famalicão, e Beni Mukendi, médio do Vitória SC.
A ligação ao futebol português é ainda reforçada pela presença de outros 15 atletas com passagem por clubes lusos, como David Carmo, Kialonda Gaspar, o capitão Fredy e o avançado Gelson Dala.
A 35.ª edição da CAN decorrerá entre 21 de dezembro de 2025 e 18 de janeiro de 2026.
Angola, que se qualificou como vencedora do Grupo F, prepara-se para a sua 10.ª participação no torneio, a segunda consecutiva. Integrada no Grupo B, a seleção angolana, conhecida como 'palancas negras', enfrentará o Egito, recordista de títulos com sete troféus, a África do Sul, campeã em 1996, e o Zimbabué.
Os melhores desempenhos de Angola na competição foram as chegadas aos quartos de final em 2008, 2010 e 2023.
Paralelamente, no campeonato angolano, o Girabola, o Petro de Luanda ascendeu ao segundo lugar da tabela classificativa após vencer o Kabuscorp do Palanca por 2-1, num jogo em atraso da oitava jornada.
Os golos da equipa visitante foram marcados por Jonathan Toro, aos quatro minutos, e Tiago Reis, aos 34. Jorge Pereira reduziu para a equipa da casa aos 50 minutos, mas não conseguiu evitar a derrota.
Com este resultado, o Petro de Luanda passa a somar 18 pontos, ficando a apenas um ponto do líder, o Recreativo do Libolo, que tem 19 pontos. A classificação do campeonato angolano é liderada pelo Recreativo do Libolo, seguido pelo Petro de Luanda, com o 1.º de Agosto a ocupar o terceiro posto, com 17 pontos.













