Reviravolta no Algarve Sela Segundo Lugar para Portugal na Corrida ao Europeu Feminino Sub-19



A seleção portuguesa feminina de sub-19 garantiu o segundo lugar no Grupo A1 da primeira fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2026, que se realizará na Bósnia-Herzegovina. No último jogo, disputado no Estádio Algarve, em Faro, Portugal empatou 2-2 com a Dinamarca, num encontro em que a equipa lusa, anfitriã do grupo, já tinha assegurado previamente a passagem à Ronda de Elite.
A partida começou de forma desfavorável para a equipa das quinas, que ao intervalo perdia por 0-2.
A Dinamarca adiantou-se no marcador aos 11 minutos por Nikoline Nielsen, que aproveitou um erro na defensiva portuguesa.
Perto do final da primeira parte, aos 43 minutos, Emilie Luplau aumentou a vantagem dinamarquesa.
Apesar da desvantagem, Portugal criou oportunidades de golo, mas foram travadas pela guarda-redes adversária.
Na segunda parte, a reação portuguesa materializou-se no marcador. O selecionador Carlos Sacadura fez alterações na equipa que se revelaram decisivas.
A suplente Cristina Fernandes reduziu a desvantagem aos 63 minutos, após assistência de Luana Bessa. O empate chegou aos 71 minutos, através de um excelente remate de Rita Melo de fora da área.
A equipa lusa continuou a pressionar e teve oportunidades para vencer o jogo, nomeadamente por Matilde Nave e Luana Bessa, mas sem sucesso na finalização.
Com este resultado, Portugal terminou com sete pontos, os mesmos que a líder Dinamarca, que ficou em primeiro lugar devido a uma melhor diferença de golos, garantindo o estatuto de cabeça de série no próximo sorteio. A Islândia ficou em terceiro lugar, com três pontos, e o Kosovo em último, sem pontuar.
No final do encontro, o selecionador Carlos Sacadura lamentou a falta de eficácia na finalização, mas reforçou o objetivo de lutar pelo apuramento para a fase final do Europeu.












