Alívio na Bomba: Gasóleo e Gasolina Ficam Mais Baratos Apesar de Medida Fiscal do Governo



A partir da próxima segunda-feira, os condutores em Portugal podem esperar uma redução nos preços de venda ao público dos combustíveis.
De acordo com as previsões do mercado, o preço do gasóleo deverá descer 2 cêntimos por litro, enquanto a gasolina registará uma queda mais modesta, de 0,5 cêntimos. Esta será a segunda descida consecutiva no preço do gasóleo e a terceira no da gasolina.
Caso as previsões, divulgadas pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), se confirmem, o preço médio do gasóleo simples deverá fixar-se em 1,572 euros por litro. Já o preço médio da gasolina simples 95 deverá descer para 1,699 euros por litro.
É importante notar que estes valores são médias diárias apuradas com base nos preços comunicados pelos postos de combustível, ponderados com as quantidades vendidas e incorporando descontos como os de cartões frota. Consequentemente, os preços finais ao consumidor podem variar entre os diferentes postos de abastecimento. Esta descida nos preços ocorre numa altura em que o Governo alterou recentemente a carga fiscal sobre os combustíveis.
Na semana anterior, o executivo reduziu o desconto em vigor no Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP).
Através de uma portaria publicada a 28 de novembro, a taxa do ISP sobre a gasolina aumentou de 481,26 euros para 497,52 euros por mil litros, e a do gasóleo subiu de 337,21 euros para 361,60 euros por mil litros. Esta medida acabou por anular parte da descida de preços que, de outra forma, teria sido mais significativa para os consumidores.












