menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Encontro em Paris: Zelensky e Macron procuram caminhos para a paz em meio a negociações e tensões

O Presidente francês, Emmanuel Macron, vai receber o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, na próxima segunda-feira em Paris, num encontro que ocorre num momento crucial para a Ucrânia e no âmbito das negociações para um plano de paz.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

O encontro entre os dois líderes, anunciado pelo Palácio do Eliseu, servirá para trocar opiniões sobre a situação atual do conflito e as condições para alcançar uma "paz justa e duradoura".

Esta reunião dá seguimento a discussões anteriores, como as de Genebra, e ao plano de paz proposto pelos Estados Unidos, sendo conduzida em estreita coordenação com os parceiros europeus.

A visita acontece num período descrito como o mais difícil para a Ucrânia, tanto a nível militar como político, desde o início da invasão russa.

O encontro em Paris coincide com a deslocação de uma delegação de negociadores ucranianos aos Estados Unidos para discutir o referido plano de paz norte-americano.

O Presidente Zelensky confirmou, através da rede social X, que a delegação, liderada por Rustem Umerov, Secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia, já se encontrava a caminho do país.

As negociações em torno do plano de paz têm sido complexas.

Uma proposta inicial de Washington, que incluía as principais exigências de Moscovo, foi bem recebida pelo Kremlin, mas foi subsequentemente alterada após conversações entre representantes norte-americanos, ucranianos e europeus. Uma reunião chave ocorreu em Genebra, a 23 de novembro, onde as partes discutiram a proposta.

Como resultado, a Ucrânia e os Estados Unidos concordaram em continuar a trabalhar em propostas conjuntas para um acordo.

Este esforço diplomático ocorre num contexto de contínua agressão militar e de mudanças políticas internas na Ucrânia.

Recentemente, a capital Kyiv foi alvo de um novo ataque com drones russos.

Horas antes, o Presidente Zelensky tinha demitido o seu chefe de gabinete, Andriï Iermak, na sequência de uma investigação por corrupção.

Artigos

5
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones