Negociações de Paz: Zelensky e EUA em Sintonia Construtiva na Florida



O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, elogiou o "tom construtivo" das negociações de paz que decorreram este domingo, na Florida, entre uma delegação de Kiev e representantes dos Estados Unidos.
O encontro teve como objetivo discutir o plano de Washington para terminar a guerra iniciada pela invasão russa em fevereiro de 2022. A delegação ucraniana foi liderada pelo secretário de Estado do Conselho de Segurança, Rustem Umerov, enquanto a equipa norte-americana foi chefiada pelo secretário de Estado, Marco Rubio.
Após ser informado sobre os resultados preliminares, Zelensky recorreu à plataforma Telegram para sublinhar a importância de um diálogo aberto, focado em "garantir a soberania e os interesses nacionais da Ucrânia".
O chefe de Estado ucraniano agradeceu também ao Presidente Donald Trump e à sua equipa pelo empenho na definição dos passos para alcançar a paz, acrescentando que aguarda um "relatório completo" da sua delegação.
Do lado americano, Marco Rubio descreveu a sessão de trabalho como "produtiva e útil", embora tenha ressalvado que "ainda há muito trabalho a fazer".
O secretário de Estado norte-americano afirmou acreditar que "foram alcançados novos progressos" durante a reunião com Umerov.
Como próximo passo nas negociações, está previsto que Steve Witkoff viaje para Moscovo na segunda-feira para se encontrar com o Presidente russo, Vladimir Putin, na terça-feira, dando assim continuidade às conversações com a Rússia.














