menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Ucrânia Vê Abertura para a Paz em Negociações com os EUA

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, manifestou otimismo quanto à possibilidade de alcançar um acordo para um "fim digno" da guerra com a Rússia nos próximos dias, impulsionado por negociações diplomáticas com os Estados Unidos.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

No seu habitual discurso diário, Volodymyr Zelensky afirmou considerar "viável" que os próximos dias tragam avanços concretos para a paz, destacando a "abordagem construtiva" demonstrada pelos Estados Unidos.

A esperança surge num momento em que a ofensiva militar russa, iniciada a 24 de fevereiro de 2022, continua a ser a mais grave crise de segurança na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

Para dar seguimento aos esforços diplomáticos, uma delegação ucraniana, liderada por Rustem Umerov, Secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional, viajou para os Estados Unidos. Segundo Zelensky, a equipa tem a "tarefa clara" de definir os passos necessários para terminar a guerra e dar continuidade ao "diálogo com base nos pontos de Genebra", uma referência a discussões anteriores na Suíça com parceiros americanos e europeus. O presidente ucraniano sublinhou que a delegação opera com "diretrizes necessárias" e de acordo com as "claras prioridades ucranianas". Nos Estados Unidos, a delegação ucraniana tem agendado um encontro na Florida com o Secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, o enviado especial do Presidente Donald Trump, Steve Witkoff, e o genro do presidente, Jared Kushner. Estes contactos diplomáticos seguem-se à apresentação de um plano de paz por parte de Donald Trump. A proposta inicial de Washington, composta por 28 pontos, incluía condições que Kiev rejeita, como a cedência de territórios à Rússia, a redução das forças armadas ucranianas e a consagração da neutralidade do país na sua Constituição.

No entanto, o plano foi alterado após as negociações tripartidas em Genebra, e as atuais conversações nos EUA visam consolidar os progressos alcançados.

Artigos

30
Ver mais▼
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones