A Google tem vindo a integrar cada vez mais a IA nos seus resultados de pesquisa, com funcionalidades como "AI Overviews" e o novo "Web Guide", que prometem respostas mais rápidas e organizadas.
No entanto, esta conveniência tem um custo para os criadores de conteúdo. Um estudo do Pew Research Center, que analisou os hábitos de navegação de 900 adultos norte-americanos, concluiu que os utilizadores clicam em links de resultados tradicionais apenas 8% das vezes quando um resumo de IA está presente, uma queda de quase 50% em comparação com os 15% de cliques em pesquisas sem IA. Outro relatório da Enders Analysis, focado no Reino Unido, revelou que a visibilidade de alguns jornais caiu até 80% desde o lançamento dos resumos de IA. A probabilidade de as palavras-chave de um jornal acionarem uma nota gerada por IA aumentou 3,5 vezes entre março e junho.
Embora a Google argumente que os utilizadores podem clicar nas fontes citadas nos resumos, o estudo do Pew Research Center mostra que isso acontece em apenas 1% dos casos.
Esta mudança de paradigma ameaça o modelo de negócio de muitos sites que dependem do tráfego orgânico da Google, transformando o motor de busca de um portal de referência para um destino final, o que pode, a longo prazo, diminuir a produção de conteúdo de qualidade que alimenta os próprios modelos de IA.