Esta medida, impulsionada pela Lei dos Mercados Digitais da União Europeia, visa aumentar a interoperabilidade e quebrar as barreiras entre diferentes plataformas de comunicação.

A funcionalidade foi identificada na versão beta do WhatsApp para Android pelo site WABetaInfo e representa uma mudança fundamental na forma como a plataforma opera.

Atualmente, a comunicação está limitada a utilizadores registados.

Com os "Guest Chats", um utilizador do WhatsApp poderá partilhar um link (via e-mail, SMS ou outro meio) que permitirá a um não utilizador juntar-se a uma conversa.

No entanto, esta interação terá limitações significativas: apenas serão permitidas mensagens de texto.

Funcionalidades como o envio de fotografias, vídeos, GIFs, ficheiros ou a realização de chamadas de voz e vídeo não estarão disponíveis para os convidados.

Apesar destas restrições, a Meta garante que a privacidade será mantida, uma vez que estas conversas continuarão a ser protegidas pela encriptação de ponta a ponta da plataforma. Este desenvolvimento é uma resposta direta às novas regulamentações europeias, que obrigam as grandes empresas de tecnologia, designadas como "gatekeepers", a garantir que os seus serviços de mensagens sejam interoperáveis com os da concorrência, promovendo um mercado digital mais aberto e competitivo.