Os novos modelos, disponíveis a partir de 939,90 euros, visam competir diretamente com o iPad Pro da Apple. O Galaxy Tab S11 Ultra destaca-se por ser o tablet mais fino da série até à data, com apenas 5,1 mm de espessura, e por integrar um ecrã Dynamic AMOLED 2X de 14,6 polegadas com 1600 nits de brilho. A versão base, o Tab S11, conta com um ecrã de 11 polegadas. Ambos os modelos são equipados com processadores de topo, com o Tab S11 a utilizar o Mediatek Dimensity 9400+ e o Ultra um processador de 3 nm não especificado, mas que promete ganhos significativos de desempenho.

Uma das principais novidades é a melhoria do Samsung DeX, que no modelo Ultra inclui um "Extended Mode", permitindo que o tablet funcione como um segundo monitor para um computador.

A experiência de produtividade é complementada por uma S Pen redesenhada, com ponta cónica e corpo hexagonal para maior ergonomia.

A suíte Galaxy AI, adaptada para ecrãs de maiores dimensões, está totalmente integrada, oferecendo funcionalidades como o Gemini Live e assistentes de escrita e desenho, consolidando a aposta da Samsung em dispositivos que aliam entretenimento e trabalho.