Esta renovação, descrita como um "renascimento alimentado pelo Gemini", visa tornar a navegação mais inteligente, segura e eficiente para os milhões de utilizadores do browser. A mudança mais visível é a adição de um botão Gemini na versão para computador, que abre uma janela pop-up para interagir com o conteúdo dos separadores abertos, permitindo fazer perguntas e obter resumos.
Esta funcionalidade, já presente a nível de sistema no Android, será também integrada no Chrome para iOS.
A IA não se limita ao separador atual, podendo interagir com outras aplicações e produtos Google, como o Calendário e o YouTube, e até pesquisar no histórico de navegação com base em memórias vagas do utilizador.
A barra de endereços (omnibar) também foi reforçada, permitindo iniciar pesquisas no Modo de IA e utilizando a funcionalidade "perguntar sobre esta página", que sugere perguntas e apresenta respostas num painel lateral.
A segurança é outro pilar desta atualização, com o Gemini a ser usado para identificar fraudes de suporte técnico, alertas de vírus falsos e sorteios fraudulentos. Adicionalmente, o gestor de palavras-passe do Chrome passará a permitir a alteração automática de palavras-passe comprometidas com um único clique. Para o futuro, a Google planeia introduzir o controlo por agentes de IA no Chrome até ao final do ano, permitindo que o sistema execute tarefas repetitivas, como agendar compromissos ou fazer compras, de forma autónoma, em nome do utilizador.












