A expansão é reforçada pela inauguração de um novo centro de Investigação, Desenvolvimento e Design em Munique, na Alemanha, sublinhando a estratégia da empresa de criar um ecossistema inteligente e integrado sob o lema “Human x Car x Home”. A confirmação da data foi feita por Xu Fei, vice-presidente do grupo, durante um evento de lançamento global.

“Em 2027, os veículos elétricos da Xiaomi irão entrar no mercado europeu.

Nessa altura, os nossos utilizadores globais poderão ter a experiência completa humano-carro-casa”, declarou.

Esta visão estratégica visa interligar os seus bem-sucedidos smartphones e dispositivos domésticos inteligentes com a mobilidade, considerando o carro como um “espaço móvel inteligente”.

Para suportar esta expansão, a Xiaomi inaugurou o seu primeiro centro de I&D e Design fora da China, em Munique, um dos principais polos de engenharia automóvel da Europa. Este centro terá como foco o desenvolvimento de veículos de alto desempenho, tecnologias de condução autónoma e soluções de design adaptadas ao mercado europeu. A empresa, que já lançou com sucesso os modelos SU7 e YU7 na China, demonstra a sua ambição ao realizar testes na Europa, incluindo a matrícula de um SU7 Ultra na Alemanha e a obtenção de um tempo recorde no circuito de Nürburgring. A entrada da Xiaomi no setor automóvel europeu representa um passo significativo na diversificação do seu negócio e um novo desafio para os fabricantes tradicionais.