Esta atualização representa um passo significativo na evolução da experiência de pesquisa, tornando-a mais conversacional e direta para os utilizadores de Android e iOS. Esta implementação faz parte de uma expansão massiva que abrange quase 50 novos países e 36 novos idiomas, elevando o alcance total para mais de 200 territórios.

A funcionalidade surge como um novo separador na página de resultados da Pesquisa e na aplicação Google para Android e iOS, prometendo revolucionar a forma como se procura informação. A tecnológica descreve a novidade como a sua “mais poderosa experiência de pesquisa com inteligência artificial, apresentando raciocínio e multimodalidade mais avançados, e a capacidade de aprofundar através de perguntas de acompanhamento e ‘links’ úteis para a ‘web’”.

O objetivo, segundo a empresa, é “compreender o que realmente procura e ajudá-lo a encontrá-lo”.

Nos bastidores, o Modo IA utiliza uma versão personalizada dos modelos avançados Gemini e uma técnica de “repartição da pesquisa”, que divide questões complexas em subtópicos e gera múltiplas pesquisas em simultâneo.

Esta abordagem permite que a Pesquisa “vá mais fundo na ‘web’” para descobrir conteúdos mais relevantes que correspondam a perguntas com nuances que, antes, exigiriam várias pesquisas. A Google afirma que esta é uma forma nova e intuitiva de responder às questões mais complexas e divididas em várias partes, transformando a interação com o motor de busca numa experiência mais fluida e inteligente.