Esta novidade permite que os utilizadores executem tarefas em serviços como Spotify, Booking ou Canva sem precisarem de sair da conversa, mencionando apenas a aplicação desejada durante a interação com o chatbot. Esta funcionalidade, revelada durante o evento anual DevDay 2025 da empresa, estará disponível para todos os utilizadores do ChatGPT, sejam eles subscritores ou não.
O CEO da OpenAI, Sam Altman, afirmou que o objetivo é que o ChatGPT seja uma forma de as pessoas “progredirem, serem mais produtivas, inovadoras, que aprendam mais rapidamente”. A integração promete criar “uma nova geração de apps que são interativas, adaptativas e personalizadas com as quais podes conversar”.
A parte mais ambiciosa do anúncio é a intenção da OpenAI de começar a aceitar propostas de programadores para disponibilizarem as suas aplicações diretamente através do ChatGPT. Esta estratégia indica que a ferramenta de IA poderá evoluir para um ecossistema próprio, com potencial para rivalizar com as lojas de aplicações do Android da Google e do iOS da Apple, redefinindo a forma como os utilizadores interagem com serviços digitais nos seus dispositivos móveis e computadores.














