Esta atualização representa uma das mais significativas transformações no motor de busca, integrando as capacidades avançadas do modelo Gemini para oferecer respostas mais contextuais e multifacetadas. A expansão do Modo IA para mais de 200 regiões e 36 idiomas assinala uma mudança fundamental na forma como a Google encara o seu produto principal, numa resposta direta à ascensão dos chatbots de inteligência artificial.
Alimentada por uma versão personalizada do Gemini, a funcionalidade foi concebida para lidar com questões complexas e multifacetadas que anteriormente exigiriam múltiplas pesquisas.
Os utilizadores podem agora formular perguntas mais longas e detalhadas, como, por exemplo, solicitar uma tabela comparativa sobre métodos de fazer café, e interagir com o motor de busca através de texto, voz ou imagem. A integração direta nos resultados de pesquisa, sob a forma de um novo separador, indica uma aposta numa experiência mais conversacional e integrada. Esta abordagem poderá ter implicações profundas para o futuro da otimização para motores de busca (SEO) e para os criadores de conteúdo, uma vez que os resumos gerados pela IA poderão reduzir a necessidade de os utilizadores clicarem em websites individuais. No entanto, a Google assegura que a ferramenta foi desenhada para promover cliques de maior qualidade e ajudar os utilizadores a explorar o melhor da web, fornecendo links úteis juntamente com as respostas geradas.














