O WhatsApp está a introduzir um conjunto de novas funcionalidades destinadas a tornar a plataforma mais interativa e a ajudar os utilizadores a gerir o fluxo constante de mensagens. Entre as novidades mais significativas está a implementação de resumos automáticos de conversas, assistidos por inteligência artificial, uma ferramenta que promete resolver o problema de ter centenas de mensagens por ler em grupos movimentados. A funcionalidade, denominada "Resumos de Mensagens", está a ser disponibilizada gradualmente e permite obter um resumo dos pontos principais de uma conversa com um simples toque. Para além da IA, a Meta está a focar-se em aumentar o envolvimento nos Canais com a introdução de "quizzes", uma nova forma de os administradores interagirem com a sua audiência, semelhante às já existentes enquetes.
A experiência de utilização dos Status também foi melhorada, aproximando-se das Stories do Instagram.
Os utilizadores podem agora reagir às atualizações de Status dos seus contactos com emojis, uma interação que é enviada como uma mensagem privada. Adicionalmente, uma nova funcionalidade em desenvolvimento permitirá ativar notificações para contactos favoritos, garantindo que nunca se perde uma nova publicação.
Em paralelo, a empresa está a testar limites mensais para o envio de mensagens a desconhecidos, numa tentativa de combater o envio de 'spam' na plataforma, embora tenha assegurado que a medida não afetará a grande maioria dos utilizadores.
Em resumoO WhatsApp continua a evoluir com um foco claro na melhoria da experiência do utilizador, introduzindo ferramentas de IA para gerir o excesso de informação e novas funcionalidades interativas, como 'quizzes' e reações com emojis, para aumentar o envolvimento. Estas atualizações, aliadas a medidas de combate ao 'spam', visam tornar a comunicação na plataforma mais eficiente e agradável.