Num esforço para proteger os utilizadores contra fraudes cada vez mais sofisticadas, o Messenger passará a exibir avisos sempre que detetar uma mensagem potencialmente fraudulenta. Os utilizadores terão a opção de reencaminhar essa mensagem para uma análise pela Meta AI, o sistema de inteligência artificial da empresa.

Além disso, a aplicação alertará ativamente contra a transferência de dinheiro ou vouchers para contactos desconhecidos.

No WhatsApp, a segurança é reforçada com um novo aviso que surge quando um utilizador tenta partilhar o ecrã durante uma videochamada com alguém que não está na sua lista de contactos, uma tática comum em burlas. A Meta revelou que estas medidas são uma resposta a uma atividade criminosa significativa, tendo identificado e interrompido, desde o início de 2025, quase 8 milhões de contas associadas a centros de fraude.

Para além da segurança, a Meta está a focar-se na qualidade da comunicação, combatendo o spam no WhatsApp.

A empresa está a testar a introdução de um limite mensal para o envio de mensagens a um mesmo contacto, especialmente quando não há resposta. O objetivo é diminuir o envio massivo de mensagens indesejadas, tornando as conversas “mais equilibradas e menos intrusivas”.

A empresa garantiu que a grande maioria dos utilizadores não sentirá o impacto desta medida, que visa principalmente contas com comportamento de spam.