Fabricantes como a Samsung, Sony e Realme iniciaram a distribuição da muito aguardada atualização para o Android 16, marcando o início de um novo ciclo de software para milhões de utilizadores. A nova versão do sistema operativo, juntamente com as interfaces personalizadas como a One UI 8.0 e a realme UI 7.0, promete melhorias de segurança, novas funcionalidades e otimizações de desempenho. A Samsung começou a disponibilizar a One UI 8.0, baseada no Android 16, para o Galaxy A73, um modelo de gama média. A atualização, com um tamanho aproximado de 2,5 GB, inclui as correções de segurança de setembro e novas funcionalidades como uma versão revista do navegador Samsung Internet, melhorias na aplicação de meteorologia e a nova função antirroubo integrada no Android 16. Este será, no entanto, o último grande update de sistema operativo para o Galaxy A73, que continuará a receber apenas atualizações de segurança por mais um ano. Por sua vez, a Sony também começou a distribuir a atualização estável do Android 16 para o seu topo de gama do ano anterior, o Xperia 1 VI, em vários mercados europeus.
Este é o segundo grande update para o dispositivo, que, segundo a promessa da Sony, deverá receber ainda mais uma grande atualização de sistema.
A Realme também anunciou o seu calendário de atualizações para a realme UI 7.0, baseada no Android 16, com a distribuição a começar em novembro na China. A primeira vaga de atualizações abrangerá os modelos mais recentes e topos de gama, como a série realme 15, seguindo-se outros dispositivos nos meses seguintes.
A chegada do Android 16 representa um marco importante no ecossistema, reforçando a segurança e introduzindo novas capacidades nos dispositivos elegíveis.
Em resumoO arranque da distribuição do Android 16 por fabricantes como Samsung, Sony e Realme assinala um passo importante na evolução do ecossistema, trazendo novas funcionalidades e reforços de segurança. A atualização também define o ciclo de vida de alguns dispositivos, como o Galaxy A73, que recebe a sua última grande versão de sistema operativo, evidenciando as políticas de suporte de cada marca.