Desde o seu lançamento, vários utilizadores da série Pixel 10 têm reportado bloqueios, lentidão e um desempenho gráfico abaixo do esperado em jogos visualmente exigentes, como o Genshin Impact.

A causa do problema reside no processador Tensor G5, que, apesar de ser fabricado pela TSMC e prometer melhorias térmicas, está a utilizar a versão 24.3 dos drivers do seu GPU PowerVR DXT-48-1536.

Estes drivers não são totalmente compatíveis com o sistema operativo Android 16, que vem pré-instalado nos dispositivos. A situação é particularmente notável porque a Imagination Technologies, a empresa que desenvolve o GPU, já disponibilizou a versão 25.1 dos drivers, que é totalmente compatível e otimizada para o Android 16 e a API Vulkan 1.4.

A ausência desta atualização no lançamento está a subaproveitar o potencial teórico de 1,5 teraflops do GPU.

Em resposta às queixas, a Google confirmou que está ciente da situação e que está a trabalhar em melhorias contínuas. A empresa afirmou: “Estamos a melhorar continuamente a qualidade dos drivers através de atualizações mensais e trimestrais”, acrescentando que as atualizações de setembro e outubro já incluíram melhorias parciais e que novas versões serão lançadas em breve para restaurar o nível de desempenho esperado.