A controvérsia surgiu pouco após o lançamento dos dispositivos, quando múltiplos utilizadores e testes de desempenho começaram a relatar que os Pixel 10, equipados com o novo processador Tensor G5, apresentavam bloqueios e uma fluidez abaixo do esperado em jogos populares como o Genshin Impact. A situação tornou-se mais embaraçosa quando se descobriu a causa: os telemóveis foram lançados com a versão 24.3 dos drivers do GPU, que não é totalmente compatível com o Android 16, o sistema operativo que vem pré-instalado.
A empresa responsável pelo GPU, a Imagination Technologies, já tinha disponibilizado a versão 25.1, totalmente otimizada, mas esta não foi incluída no software de lançamento da Google.
Este desfasamento entre o hardware e o software está a impedir que o GPU PowerVR DXT-48-1536 atinja o seu potencial máximo.
Em resposta às queixas, a Google confirmou publicamente que está ciente do problema e que já começou a trabalhar em soluções.
A empresa afirmou que está a “melhorar continuamente a qualidade dos drivers através de atualizações mensais e trimestrais”, indicando que as correções serão distribuídas de forma faseada para mitigar os problemas de desempenho e devolver aos Pixel 10 a performance de um verdadeiro topo de gama.











