O projeto integrará todas as fases do fabrico de semicondutores — desde o design e processos até aos equipamentos e controlo de qualidade — num único sistema inteligente. Para a Samsung, esta iniciativa é uma peça central de uma transformação digital mais ampla, que utiliza a IA para criar um futuro de "produção inteligente e autónoma". Para a NVIDIA, solidifica a sua posição como o fornecedor central da capacidade computacional que impulsiona a revolução da IA. Jensen Huang, CEO da Nvidia, afirmou que o mundo está a entrar na "era industrial da inteligência artificial", que irá redefinir a forma como os produtos são concebidos e fabricados. A escala do projeto, alimentado por mais de 50.000 chips de IA da NVIDIA, servirá como "o elemento central da transformação digital da empresa". Por sua vez, Jay Y. Lee, presidente executivo da Samsung, destacou que esta colaboração aprofunda uma parceria de longa data e visa "estabelecer novos padrões industriais e acelerar o ritmo da inovação tecnológica". Esta iniciativa é significativa não só para a indústria de semicondutores, mas também para o mercado de eletrónica de consumo, uma vez que as eficiências e os avanços obtidos nesta "fábrica de IA" provavelmente se refletirão nos futuros dispositivos Samsung Galaxy e outros produtos, potenciando capacidades de IA no dispositivo mais poderosas e chipsets mais eficientes.
Samsung e NVIDIA Anunciam Parceria para Fábrica de Semicondutores com IA
A Samsung e a NVIDIA anunciaram uma ambiciosa parceria para construir uma fábrica de semicondutores gerida por Inteligência Artificial, equipada com mais de 50.000 GPUs da NVIDIA. Esta colaboração estratégica visa acelerar o desenvolvimento de aplicações de IA para o fabrico avançado de chips, robótica e futuros dispositivos móveis. Esta aliança entre a Samsung e a NVIDIA representa um passo fundamental na aplicação industrial da IA, criando o que as empresas descrevem como "a base para uma produção orientada por IA de nova geração".



Artigos
3Ciência e Tecnologia
Ver mais
A 3ª edição do “WAVES – Workshop on Advanced Vehicles for Exploration of the Seas”, realizou-se sob o tema “O uso de tecnologia na previsão e mitigação de riscos ambientais marinhos”. O evento teve como objectivo aproximar a comunidade científica e empresarial dos Açores das oportunidades oferecidas pelas novas tecnologias. Organizado pela Universidade dos Açores […]

QUEIXA Pelo menos duas produtoras de conteúdos para adultos deram entrada com processos contra a gigante tecnológica.

Portugal não precisa de mais planos digitais nem de slogans sobre “modernização”. Precisa de disciplina, liderança e coragem para dizer não a soluções frágeis e sim à qualidade e ao valor.

O perigo não está nas máquinas – está em nós. O risco não é sermos substituídos por robôs, mas tornarmo-nos previsíveis o suficiente para que a substituição seja possível.




