A tecnologia, que recorre a inteligência artificial e à câmara do veículo, estreia-se no Polestar 4, oferecendo indicações de faixa em tempo real diretamente no painel de instrumentos. Esta inovação foi concebida para ajudar os condutores a manterem-se no percurso correto, especialmente em autoestradas complexas ou em situações de trânsito intenso.
O sistema utiliza ferramentas avançadas de IA da Google para analisar as imagens captadas por uma das câmaras frontais do automóvel, identificando elementos como marcas da estrada e sinalização vertical. Com base nesta análise, o Google Maps deteta a faixa em que o veículo circula e exibe uma representação dinâmica de todas as vias disponíveis no ecrã de 10,2 polegadas do condutor, destacando a que deve ser utilizada para a próxima manobra. A funcionalidade combina indicações visuais e sonoras para aconselhar atempadamente uma mudança de faixa, reduzindo o stress e o risco de saídas perdidas ou manobras de última hora. A Polestar será a primeira fabricante a integrar esta tecnologia, que estará disponível através de uma atualização remota ('over-the-air').
O lançamento inicial ocorrerá nos Estados Unidos e na Suécia, com expansão prevista para outros mercados e mais tipos de estradas no futuro.
Sid Odedra, Diretor de UI/UX na Polestar, afirmou que a funcionalidade "continua o caminho da estratégia de UX centrada no condutor da Polestar, reduzindo o 'stress' do condutor e ao melhorar a segurança".
Esta tecnologia representa um passo significativo na evolução dos sistemas de navegação integrados, tornando-os mais inteligentes e contextuais.














