Os subscritores do PlayStation Plus Premium podem agora transmitir jogos da sua biblioteca digital da PS5 diretamente da nuvem, sem necessidade de uma consola ligada. Até agora, a funcionalidade do PlayStation Portal dependia inteiramente da ligação à consola PS5 através de Remote Play para aceder aos jogos instalados localmente. Com esta atualização, que ficou disponível a 6 de novembro, os utilizadores ganham uma nova forma de jogar, acedendo diretamente aos servidores da PlayStation. Isto permite continuar a jogar fora de casa em qualquer ligação Wi-Fi rápida (mínimo de 5 Mbps, recomendado 15 Mbps), mesmo que a PS5 esteja desligada ou a ser utilizada por outra pessoa.
A oferta inclui "milhares de jogos" da biblioteca pessoal do utilizador, como "Astro Bot", "Final Fantasy VII Rebirth", "Fortnite" e "Grand Theft Auto V", bem como centenas de títulos do catálogo do PlayStation Plus, como "Cyberpunk 2077" e "God of War Ragnarök".
Para acomodar esta nova funcionalidade, a interface do Portal foi redesenhada e dividida em três separadores: Remote Play, Cloud Streaming e Pesquisa.
A atualização traz ainda melhorias técnicas, como suporte para áudio 3D em jogos compatíveis (com auscultadores com fios ou dispositivos PlayStation Link), bloqueio por código de acesso e novas opções de acessibilidade. Esta evolução aproxima o PlayStation Portal de uma experiência de consola portátil completa, reforçando a aposta da Sony no jogo em mobilidade e na flexibilidade de acesso ao ecossistema PlayStation.














