A Aliança Inesperada: Apple Paga Mil Milhões de Dólares Anuais à Google para Potenciar a Siri com IA Gemini
A Apple prepara-se para uma das maiores atualizações da sua assistente de voz, a Siri, através de uma parceria estratégica com a sua principal rival, a Google. O acordo, avaliado em cerca de mil milhões de dólares anuais, permitirá à Apple integrar uma versão personalizada do modelo de inteligência artificial Gemini da Google para revolucionar as capacidades da Siri. A parceria surge num contexto de dificuldades documentadas da Apple no desenvolvimento da sua própria IA, que resultaram em atrasos no lançamento da nova geração da Siri, agora prevista para a primavera de 2026. Em vez de esperar pelo amadurecimento das suas soluções internas, a Apple optou por uma abordagem pragmática, recorrendo à tecnologia da sua maior concorrente para se manter competitiva no campo dos assistentes de voz. O acordo prevê o acesso a um modelo de IA ultra-potente com 1.2 biliões de parâmetros, que será utilizado especificamente para melhorar as capacidades de resumo e planeamento da Siri, permitindo-lhe lidar com tarefas e conversas mais complexas. Uma das principais garantias do acordo é a privacidade, uma vez que o modelo Gemini será executado nos servidores de computação privada na nuvem da Apple, e não na infraestrutura da Google, assegurando que os dados dos utilizadores permanecem no ecossistema da Apple. Esta aliança sublinha a liderança da Google no setor da inteligência artificial, tornando a sua tecnologia indispensável até para a sua principal rival, e representa uma mudança estratégica significativa para a Apple, que historicamente tem privilegiado o desenvolvimento interno de tecnologias-chave. A nova Siri poderá funcionar de forma semelhante ao ChatGPT, aprendendo com as interações para oferecer recomendações personalizadas, como sugestões de prendas para familiares, com base no conhecimento adquirido sobre o utilizador.



Artigos
5
A OpenAI atualizou a função Imagens do ChatGPT com um novo modelo que prioriza a edição precisa, a preservação de detalhes e uma maior velocidade de geração.

Pensavas que a crise ia complicar a vida a este mercado? Pois, o mundo das consolas portáteis Android está longe de estar parado. Muito pelo contrário. Quase todas as semanas aparece mais uma marca a prometer muito desempenho a um preço mais simpático. E, ao que tudo indica, a próxima a entrar em cena é […] O conteúdo Queres uma consola Android barata cheia de ambição? aparece primeiro em Leak.

Formato único da cabeça imita o logótipo e vai ser difícil de dar a volta Os novos parafusos "redondos" da BMW têm um aspeto incrível, mas podem ser uma complicação para os motociclistas. A BMW registou uma patente (abaixo) para novos parafusos que apresentam o distintivo logótipo "rodela" da marca como cabeça. Agora, imaginem a cena: estás numa aventura ao redor do mundo. Só tu, a moto, num país estrangeiro e com uma grave avaria mecânica como companhia. Ao sacar o estojo de ferramentas da bagagem e abrir-lo no chão, começamos a perceber que todas as suas chaves Torx e Allen convencionais são inúteis, uma vez que a BMW adotou um novo design de rodela que imita o famoso logótipo da marca.Esta poderá ser uma situação bem real nos próximos anos, uma vez que descobrimos que a BMW registou a patente destes mesmos parafusos nas últimas semanas. E embora sejam inegavelmente elegantes, parecem ter sido concebidos quase exclusivamente para tornar o trabalho na sua moto (ou carro, já agora) mais difícil do que nunca.Com as letras "BMW" gravadas em relevo, a extremidade do parafuso apresenta duas secções entalhadas em profundidade, localizadas onde normalmente se encontram os quadrantes azuis do emblema BMW.Para desapertar o parafuso, vai ser precisa ferramenta apropriada, e imaginamos que as respetivas chaves estarão disponíveis em diversos tamanhos. Os benefícios práticos do design parecem difíceis de compreender. Os parafusos com cabeça Allen ou Torx têm sido, desde há muitos anos, a solução ideal para parafusos que requerem uma elevada força de binário. São compactos, fáceis de produzir e universalmente utilizados no fabrico de automóveis e motos.Resta saber se o novo design da BMW conseguirá lidar com aplicações de elevado binário. A BMW parece pensar que sim, embora, com algum ceticismo, pareça mais uma estratégia para incentivar as pessoas a levarem as suas motos aos concessionários autorizados, em vez de fazerem a manutenção por conta própria, ou contratarem um mecânico independente de confiança.Claro que poderia comprar um conjunto completo destas ferramentas e tomadas da BMW, mas, para um particular, isso não seria barato. Pelo menos não até o mercado ser inundado por imitações, que, em alguns casos, podem ser fabricadas com materiais de qualidade inferior e, possivelmente, não ter as mesmas tolerâncias que a peça original da BMW.De salientar que os parafusos da BMW ainda se encontram na fase de patente e não foram até agora utilizados em nenhum veículo de produção. Se chegarem à produção, pode ficar sem poder mexer no seu ou sua BMW em casa. Que contradição!

Vince Zampella morreu aos 55 anos e o momento trágico ficou registado em vídeo.






