Samsung Anuncia Memória LPDDR6 com 50% Mais Largura de Banda para a Era da IA
A Samsung revelou oficialmente a sua nova geração de memória DRAM móvel, a LPDDR6, que promete um salto significativo em eficiência energética e, sobretudo, em largura de banda. Esta tecnologia, que deverá estrear na série Galaxy S26 em 2026, foi concebida para suportar as exigências crescentes das aplicações de inteligência artificial em dispositivos móveis e portáteis. Fabricada num processo de 12 nanómetros, a memória LPDDR6 é 21% mais eficiente em termos de consumo energético do que a sua antecessora, a LPDDR5X, graças a um sistema de gestão dinâmica de energia. Embora a velocidade máxima de transferência de dados se mantenha nos 10,7 Gbps, a verdadeira inovação reside no alargamento do barramento de 16 para 24 bits. Esta alteração arquitetónica resulta num aumento de 50% na largura de banda, atingindo aproximadamente 128 GB/s, em comparação com os 85 GB/s da geração anterior. Este aumento substancial de débito é crucial para o futuro dos dispositivos inteligentes, permitindo respostas mais rápidas em aplicações de IA, processamento de imagem em tempo real e multitarefa intensiva. A Samsung planeia integrar a LPDDR6 nos seus próprios equipamentos, mas também irá disponibilizá-la a outros fabricantes a partir do próximo ano, posicionando-a como uma peça essencial, em conjunto com o armazenamento UFS 4.1 e processadores de nova geração, para a evolução dos smartphones e computadores portáteis de 2026.


Artigos
2
A OpenAI atualizou a função Imagens do ChatGPT com um novo modelo que prioriza a edição precisa, a preservação de detalhes e uma maior velocidade de geração.

Pensavas que a crise ia complicar a vida a este mercado? Pois, o mundo das consolas portáteis Android está longe de estar parado. Muito pelo contrário. Quase todas as semanas aparece mais uma marca a prometer muito desempenho a um preço mais simpático. E, ao que tudo indica, a próxima a entrar em cena é […] O conteúdo Queres uma consola Android barata cheia de ambição? aparece primeiro em Leak.

Formato único da cabeça imita o logótipo e vai ser difícil de dar a volta Os novos parafusos "redondos" da BMW têm um aspeto incrível, mas podem ser uma complicação para os motociclistas. A BMW registou uma patente (abaixo) para novos parafusos que apresentam o distintivo logótipo "rodela" da marca como cabeça. Agora, imaginem a cena: estás numa aventura ao redor do mundo. Só tu, a moto, num país estrangeiro e com uma grave avaria mecânica como companhia. Ao sacar o estojo de ferramentas da bagagem e abrir-lo no chão, começamos a perceber que todas as suas chaves Torx e Allen convencionais são inúteis, uma vez que a BMW adotou um novo design de rodela que imita o famoso logótipo da marca.Esta poderá ser uma situação bem real nos próximos anos, uma vez que descobrimos que a BMW registou a patente destes mesmos parafusos nas últimas semanas. E embora sejam inegavelmente elegantes, parecem ter sido concebidos quase exclusivamente para tornar o trabalho na sua moto (ou carro, já agora) mais difícil do que nunca.Com as letras "BMW" gravadas em relevo, a extremidade do parafuso apresenta duas secções entalhadas em profundidade, localizadas onde normalmente se encontram os quadrantes azuis do emblema BMW.Para desapertar o parafuso, vai ser precisa ferramenta apropriada, e imaginamos que as respetivas chaves estarão disponíveis em diversos tamanhos. Os benefícios práticos do design parecem difíceis de compreender. Os parafusos com cabeça Allen ou Torx têm sido, desde há muitos anos, a solução ideal para parafusos que requerem uma elevada força de binário. São compactos, fáceis de produzir e universalmente utilizados no fabrico de automóveis e motos.Resta saber se o novo design da BMW conseguirá lidar com aplicações de elevado binário. A BMW parece pensar que sim, embora, com algum ceticismo, pareça mais uma estratégia para incentivar as pessoas a levarem as suas motos aos concessionários autorizados, em vez de fazerem a manutenção por conta própria, ou contratarem um mecânico independente de confiança.Claro que poderia comprar um conjunto completo destas ferramentas e tomadas da BMW, mas, para um particular, isso não seria barato. Pelo menos não até o mercado ser inundado por imitações, que, em alguns casos, podem ser fabricadas com materiais de qualidade inferior e, possivelmente, não ter as mesmas tolerâncias que a peça original da BMW.De salientar que os parafusos da BMW ainda se encontram na fase de patente e não foram até agora utilizados em nenhum veículo de produção. Se chegarem à produção, pode ficar sem poder mexer no seu ou sua BMW em casa. Que contradição!

Vince Zampella morreu aos 55 anos e o momento trágico ficou registado em vídeo.






