As aplicações que não cumprirem esta regra poderão perder visibilidade nas recomendações da Play Store e passarão a exibir um aviso na sua página, informando os utilizadores sobre o potencial impacto negativo na bateria. Os programadores terão vários meses para adaptar as suas aplicações a esta nova diretriz, utilizando as ferramentas do Android Vitals para identificar e corrigir o comportamento inadequado antes que as penalizações entrem em vigor.
Play Store Irá Penalizar Aplicações que Consomem Bateria em Excesso
A Google anunciou uma nova política para a Play Store que visa combater o consumo excessivo de bateria por parte de aplicações que funcionam em segundo plano. A partir de 1 de março de 2026, a loja de aplicações do Android começará a identificar e a penalizar as aplicações que mantêm o dispositivo ativo desnecessariamente, uma prática que drena a autonomia da bateria. A medida foca-se nos chamados "wake locks parciais", uma permissão que permite que as aplicações impeçam o processador do telemóvel de entrar em modo de suspensão, mesmo com o ecrã desligado. Embora esta funcionalidade seja legítima para tarefas como a reprodução de música, o seu uso abusivo é uma das principais causas de consumo excessivo de energia. De acordo com a nova métrica de desempenho, desenvolvida em parceria com a Samsung, uma aplicação será considerada infratora se, em mais de 5% das sessões dos seus utilizadores, acumular mais de duas horas de "wake locks" não justificados num período de 24 horas.



Artigos
3
Plataforma criada por estudante da Universidade Católica apoia médicos de cuidados primários com avaliações imediatas de risco.

A praia de Buarcos, na Figueira da Foz, foi palco de uma descoberta inesperada que parece saída de um documentário de história natural. Um osso de baleia com milhares de anos, com cerca de 1,5 metros de comprimento e centenas de quilos, deu à costa nos últimos dias, surpreendendo banhistas e especialistas. O achado terá […] The post Descoberta surpreendente: osso de baleia milenar dá à costa na praia de Buarcos appeared first on New in Coimbra.

Um osso de baleia presumivelmente com milhares de anos, identificado terça-feira na praia de Buarcos, norte da Figueira da Foz, foi esta manhã removido para o museu municipal da cidade, disse fonte dos bombeiros.

Opinião de Sandra Miranda de Oliveira, Professora de Gestão Estratégica e Marketing. ISEG – Lisbon School of Economics & Management. Universidade de Lisboa





