O lançamento é descrito como uma evolução que refina a identidade única da marca, com um foco renovado no desempenho, na integração de inteligência artificial e em novas funcionalidades para a sua característica Interface Glyph.

A atualização pretende tornar a interação com o smartphone menos intrusiva e mais inteligente.

Um dos principais destaques é a integração de novidades do Android 16, como as funcionalidades “Live Captions” e “Circle to Search”, que passam a fazer parte do ecossistema da Nothing.

Além disso, o sistema operativo introduz widgets alimentados por IA, que prometem oferecer informações contextuais e proativas diretamente no ecrã principal.

A Interface Glyph, o sistema de luzes LED na traseira dos telemóveis da marca, também recebe uma evolução significativa. Com o Nothing OS 4.0, a interface ganha novas capacidades, permitindo uma maior personalização e interação com as notificações e outras funções do dispositivo, tirando partido das luzes traseiras de uma forma mais inteligente. A empresa descreve este lançamento como uma evolução natural da versão anterior, mas refinada com uma “atenção obsessiva aos detalhes fundamentais: velocidade, clareza e uma experiência de utilização consistente”. A atualização já começou a ser distribuída publicamente, consolidando a aposta da Nothing em oferecer uma experiência de software distintiva e otimizada, que combina o melhor do ecossistema Android com a sua visão de design e funcionalidade.